Bispo de Formosa acusado de desviar R$ 2 milhões envia carta de renúncia ao Papa
12 setembro 2018 às 09h59

COMPARTILHAR
Pedido foi acolhido e publicado no boletim do Vaticano
O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira (12/9), o pedido de renúncia do Bispo de Formosa, José Ronaldo Ribeiro, acusado de desviar R$ 2 milhões de recursos da igreja.
[relacionadas artigos=”122428, 132770″]
No comunicado, divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa nomeia Dom Paulo Mendes Peixoto como administrador apostólico de Formosa. “O Santo Padre Francisco aceitou a renúncia do governo pastoral da diocese de Formosa (Brasil) apresentada por S.E. Dom José Ronaldo Ribeiro e nomeia administrador apostólico de Formosa S.E. Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba”.
De acordo com a denúncia, o bispo da Diocese e padres de paróquias da cidade utilizaram dinheiro arrecadado por fiéis a partir de doações, pagamento de dízimo e lucros de festas religiosas para custear despesas pessoais. Para dar aparente regularidade às finanças, apresentavam declarações falsas, para promover a baixa na contabilidade.
A primeira audiência do caso aconteceu nesta segunda-feira (10/9). Na ocasião, duas testemunhas confirmaram que durante a administração do Bispo houve aumentos nos gastos da paróquia e denunciaram que José Ronaldo utilizava o dinheiro da crisma, que deveria ser repassado á diocese.