Um vídeo que circula nas redes sociais tem gerado polêmica. No último sábado, 28, por volta das 13h, um bezerro foi flagrado sendo transportado no porta-malas em um veículo de passeio. A cena foi registrada pela professora Hélida Mudesto, na GO-156, que fica entre os municípios de Crixás e Uirapuru. Ela relata que o veículo estava com a lotação máxima: cinco pessoas, além do animal no bagageiro.

Veja o vídeo postado nas redes sociais:

Procurada pela reportagem, a delegada Simelli Lemes, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), informou que, à princípio, apenas pelas imagens, não há crime de maus-tratos na cena.

No entanto, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Newton Moraes, pensa diferente. Ele garante que se trata de um transporte irregular e acredita que uma situação como essa pode ser enquadrada como crimes de maus-tratos.

“Vamos analisar. Num Fiat Uno, o bezerro é quase do tamanho do porta-malas. Ele está sendo transportado solto, não tem condições de se alimentar, o piso é inadequado”, pontua Newton, que pondera que é “raro encontrar esse tipo de transporte em rodovias”.

E o inspetor ainda alerta que “dependendo dos movimentos que o carro fizer, o animal pode se debater e causar um acidente”. Mesmo assim, ele garante que a legislação não prevê multa para casos como esse.

Para fazer o transporte de cabeças de gado, é preciso que o proprietário retire a guia de trânsito animal. Nessa ficha, é possível ver quem é o dono, de onde ele saiu, pra onde ele vai.