Bancada goiana é a que mais votou a favor da redução da maioridade penal no Brasil
02 julho 2015 às 11h49

COMPARTILHAR
Proporcionalmente, deputados de Goiás foram os mais favoráveis à proposta, se comparados aos de outros Estados. 88% da bancada votou “sim”

A bancada de Goiás na Câmara Federal foi a que, proporcionalmente no Brasil, mais votou a favor da redução da maioridade penal.
Dos 17 deputados, apenas dois disseram “não” à PEC 171/1993. Ou seja, quase 88% dos parlamentares goianos querem a imputabilidade para jovens de 16 e 17 anos que cometerem crimes de violência ou grave ameaça, crimes hediondos, homicídio doloso, lesão corporal grave ou lesão seguida de morte.
Em outros Estados, como Rondônia, Rio Grande do Norte e Roraima, apenas um dos oito deputados de cada bancada votou contra a PEC 171 — aproximadamente 87%. No entanto, a proporção ainda é menor que a de Goiás — de 88%. Chama atenção, ainda, a alta adesão à redução da maioridade penal das bancadas de Minas Gerais (74%), São Paulo (73%) e Rio de Janeiro (66%).
Com representantes da chamada bancada “BBB” (Boi, Bíblia e Bala), como o agropecuarista Heuler Cruvinel (PSD), o delegado Waldir Soares (PSDB) e o pastor João Campos (PSDB) e o bispo Fábio Sousa (PSDB), não é de se espantar que a proporção tenha sido tão alta em Goiás.
Há uma pequena diferença entre o resultado da votação na madrugada da última quarta-feira (1º/7) para a desta quinta-feira (2/7). O deputado Marcos Abrão (PPS) mudou o voto: antes era contra a redução da maioridade penal, agora é a favor.
Veja o voto de cada deputado por Goiás:
Alexandre Baldy (PSDB) – Sim
Célio Silveira (PSDB) – Sim
Daniel Vilela (PMDB) – Sim
Pedro Chaves (PMDB) – Sim
Roberto Balestra (PP) – Sim
Marcos Abrão (PPS) – Sim
Sandes Júnior (PP) – Sim
Magda Mofatto (PR) – Sim
Heuler Cruvinel (PSD)- Sim
Giuseppe Vecci (PSDB) – Sim
João Campos (PSDB) – Sim
Delegado Waldir (PSDB) – Sim
Fábio Sousa (PSDB) – Sim
Lucas Vergilio (SD) – Sim
Jovair Arantes (PTB) – Sim
Flávia Morais (PDT) – Não
Rubens Otoni (PT) – Não