Um grupo formado por artistas, professores e advogadas se manifestou na proga do Colégio Expressão, em Goiânia, ao fim da manhã desta sexta-feira, 19, em razão da demissão de professora que vestiu camiseta com frase do artista Hélio Oiticica. Acompanhados do ex-candidato a deputado estadual Fabrício Rosa (PT), o grupo vestiu mordaças e camisetas iguais à da professora, estampadas com a frase “Seja marginal! Seja Herói”.

A manifestação marcou o surgimento do “Movimento Pela Educação sem Censura” em Goiás, que visa acolher professores que estão sendo perseguidos. Além disso, o grupo quer contribuir com os docentes, dando andamento a ações judiciais contra censores, e realizar novos atos para sensibilizar a sociedade goiana da importância na defesa à liberdade.

Segundo o grupo, outros professores já foram demitidos em Goiás por motivos semelhantes. Pensando nisso, foi disponibilizado o contato [email protected], para o compartilhamento de denúncias de ameaças e censuras na educação no estado.

Em recente levantamento realizado pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia, foi constado que mais da metade dos professores consultados pela casa declararam que já foram ou ameaçados ou intimidados de alguma forma em virtude de sua crença política.

Manifestantes vestiram camisetas iguais às da professora demitida pelo colégio | Foto: Divulgação