Atendimento do Centro Diabético de Goiânia começa em novembro
23 outubro 2017 às 11h03

COMPARTILHAR
Duas primeiras cirurgias serão realizadas já nesta semana. Projeto do vereador Jorge Kajuru (PRP) recebeu apoio dos governos federal e estadual
O primeiro centro médico especializado em diabetes do Brasil já tem data para ser inaugurado em Goiânia. Idealizado pelo vereador Jorge Kajuru (PRP), o Centro Diabético de Goiânia começa a funcionar na próxima semana e, entre vários serviços, oferecerá cirurgias para controlar a doença, realizadas pelo médico Áureo Ludovico. A primeira ocorre nesta quinta-feira (26/10), no Hospital Neurológico.
[relacionadas artigos=”93948″]
Segundo o parlamentar, o hospital, localizado no setor Cidade Jardim, está sendo equipado com os R$ 6 milhões empenhados por parte do Ministério da Saúde e será gerido pela organização social Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IdTech). O recurso foi conseguido por uma articulação entre o ministro Ricardo Barros (PP-PR) e o senador Wilder Morais (PP-GO), com a ajuda da família Datena (José Luiz e Vicente, amigos de Kajuru).
Apesar de ter se comprometido, a gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB) nada fez para a viabilização do centro, que será mantido, inicialmente, com recursos do vereador por Goiânia. “Vamos inaugurar o hospital, que será referência no Brasil. Conseguimos a liberação do recurso por parte do governo federal e agora as cirurgias terão início”, explicou.
As vereadoras Dra. Cristina (PSDB) e Priscilla Tejota (PSD) conseguiram, junto ao governo de Goiás, uma parceria para que as cirurgias sejam realizadas no Hospital Geral de Goiânia (HGG) e que, além da para combater o diabetes, sejam oferecidas bariátricas. Para tanto, o Ministério da Saúde liberou R$ 1,2 milhão extra. De acordo com Kajuru, há 100 pessoas na fila, mas o número deve aumentar.
Veja imagens de onde funcionará o centro: