Assembleia Legislativa de Goiás lança plataforma digital de participação popular

O projeto Opine Cidadão permitirá que cidadãos tenham acesso aos projetos de lei em tramitação e expressem sua opinião, ampliando o debate também nas redes sociais

Assembleia Legislativa de Goiás | Foto: Foto Y. Maeda

Assembleia Legislativa de Goiás | Foto: Foto Y. Maeda

A Assembleia Legislativa de Goiás lança nesta terça-feira (18/10), a plataforma digital Opine Cidadão, que permitirá a qualquer pessoa se manifestar em relação aos processos em tramitação na Casa. O novo sistema busca ampliar a participação popular no debate das matérias apreciadas pelo parlamento.

Segundo presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (PSDB), o lançamento é mais uma ação em prol da transparência e interação popular nos assuntos discutidos pelos parlamentares e auxilar o debate de projetos em tramitação na casa.

“A atual Mesa Diretora tem procurado ampliar as ações de transparência. Havíamos proposto a criação de uma plataforma que permitisse às pessoas participarem do debate parlamentar. O Opine Cidadão vai cumprir essa função, oferecendo a oportunidade para que cada pessoa possa manifestar sua posição em relação a algum projeto, dizendo se concorda ou não e compartilhando sua opinião em suas redes sociais”, afirmou Helio de Sousa.

O Diretor-Geral Fabiano Gomes de Oliveira disse que a plataforma digital Opine Cidadão foi inteiramente desenvolvida pelos próprios servidores da Assembleia Legislativa. Para ele, a nova ferramenta é um passo importante na abertura do debate público.

“A Assembleia tem promovido importantes atos de governança na atual gestão, como o desenvolvimento próprio de softwares, plataformas e sistemas de informativa. Essas iniciativas reforçam as ações de transparência no contexto da estrutura administrativa ao mesmo tempo em que buscam aproximar o cidadão do cotidiano parlamentar”, afirmou o Diretor-Geral.

Funcionamento
Através do Opine Cidadão, o usuário poderá manifestar sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo legislativo em tramitação. Por meio de um sistema intuitivo, todo o conteúdo em discussão será disponibilizado e poderá ser compartilhado por meio de redes sociais como Facebook e Google+.

Os deputados poderão orientar seus votos por meio do acompanhamento em tempo real dos resultados das manifestações no Opine Cidadão. Qualquer pessoa poderá ampliar o debate público por meio de suas redes sociais, sem qualquer interferência.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.