Artista goiana inaugura exposição individual em São Paulo

A exposição individual Ela e Ela, está no Espaço Latão Arte, em São Paulo. A mostra traz cerca de 20 obras em pintura, desenho e esculturas, além de joias de parede, que retratam o caráter lúdico do universo do circo

Até o dia 31 de janeiro, moradores de São Paulo poderão conferir no Espaço Letão Arte a exposição individual da artista goiana Eloisa Lobo. A mostra traz cerca de 20 obras em pintura, desenho e esculturas, além de joias de parede, que retratam o caráter lúdico do universo do circo por meio do salto das bailarinas, da fusão entre encantamento e grotesco, imaginário e real.

“O coração da mostra está nos saltos das bailarinas desenhados, que são reflexões sobre fantasia e realidade. Os traços são tremidos, as mãos e os pés são longilíneos, remetem a garras, ao alcançar de um objetivo, lugar, motivo implícito. É uma alusão aos movimentos da vida, ao efeito da passagem do tempo sobre a realidade”, explica a artista. “O processo para chegar a esses traços foi longo, levou uma vida, um caminho de lapidação do qual eu muito me orgulho”, afirmou.

Para Eloisa Lobo, a inspiração está intrinsecamente ligada à vivência. Assim, o seu processo criativo é baseado no sentir, mas um sentir preciso, meticuloso, certeiro. Para a concepção da mostra, ela explica que tem sido uma jornada introspectiva e irracional no mundo dos espetáculos.

Ela conta ainda que mantém o hábito de criar ouvindo música e que as canções circenses fizeram parte, tanto do seu processo de concepção das obras que integram a mostra, como também estão inseridas no resultado final. E, assim, a sensibilidade artística de Eloisa Lobo dá vazão aos movimentos que dão vida a todos nós no picadeiro do mundo real. “Desde sempre conto fábulas em minhas obras, retratando cenas e seus bastidores. Vivo nos bastidores dos palcos percorrendo estudos diários, intermitentes. Assim, consegui ver o verdadeiro espetáculo da vida”, arremata a artista.

Natural de Goiânia, Eloisa Lobo é formada em Artes Visuais (FAV-GO), com especialização em Pintura, pós-graduada em Marketing e Comunicação pela USP Cambury. Foi professora e orientadora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Faculdade Uni-Anhanguera, Faculdade Cambury e Faculdade Fasam, nas matérias direção de arte, produção gráfica, planejamento e projetos de TCC 1 e TCC 2.

Hoje, dedica-se exclusivamente às artes plásticas como pintora e multiplicadora dos conhecimentos adquiridos. Estuda os múltiplos espetáculos da vida como o circo, as danças e expressões corporais. Mora em Goiânia Goiás onde, em seu ateliê, vive pela e para a arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.