Área destinada à agricultura cresce 189% no Brasil em 35 anos, diz estudo
20 outubro 2021 às 10h25

COMPARTILHAR
Pesquisadores do MapBiomas revelam expansão da produção agrícola no país, principalmente, na região do Cerrado brasileiro

No período de 35 anos, houve uma grande expansão da agricultura no Brasil. É o que mostra imagens de satélite feitas entre 1985 e 2020 e analisadas pelo MapBiomas. Divulgado pelo O Globo, o estudo concluiu que a área total de agricultura mapeada no Brasil passou de 19 milhões de hectares em 1985 para 55 milhões de hectares em 2020 — um crescimento expressivo, de 189%.
O destaque vai para a soja, que sozinha ocupa 36 milhões de hectares, o equivalente a 4,3% do território nacional. Metade dela é cultivada no Cerrado brasileiro, onde a commodity avançou sobre 16,8 milhões de hectares desde os anos 1980.
Na Amazônia, por sua vez, a análise conclui que o crescimento da soja se deu a partir do início dos anos 2000 e somou 5,2 milhões de hectares. Outros 26% da área de soja do país ficam na Mata Atlântica, onde a soja se expandiu por 7,9 milhões de hectares entre 1985 e 2020.
No cerrado, o estudo afirma que quase metade de toda a agricultura do Brasil está concentrada, cerca de 42%. No período de 35 anos levado em consideração no estudo, o cerrado brasileiro teve um crescimento de 464% na atividade agrícula.
O estudo pondera ainda que outros levantamentos apontam que o cerrado, bioma de maior crescimento da agricultura e que tem maior área dedicada à atividade, é também um dos mais frágeis às alterações do regime pluviométrico, que são causadas pelo desmatamento na Amazônia.
Segundo o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), há previsão de uma redução de 20% das precipitações na área central do Brasil, com um aumento de 4 a 5 graus da temperatura, cenário que os pesquisadores acreditam que ainda irá comprometer as atuais atividades agrícolas na região. (Com informações do O Globo).