A empresa Apple conquistou, pela primeira vez, a liderança no mercado global de smartphones. O feito ocorreu no ano passado, isso depois de 12 anos, quando a gigante norte-americana ultrapassou a coreana Samsung. Em 2023, a Apple registrou a impressionante venda de 234,6 milhões de celulares, enquanto a Samsung – que detinha o topo do ranking desde 2013 – teve 226,6 milhões de celulares comercializados.

Com isso, a participação de mercado ficou em 20,1 e 19,4, respectivamente. Segundo o Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC (International Data Corporation), o sucesso da Apple pode ser atribuído, em grande parte, ao aumento da preferência dos consumidores por modelos mais caros e por recursos mais avançados.

Enquanto isso, a Samsung concentrou-se nos mercados de médio e alto padrão, com foco em maior lucratividade. No entanto, a decisão fez perder participação no segmento de baixo custo. No momento, esta lacuna é preenchida pela concorrência acirrada entre os fabricantes chineses de smartphones, que oferecem produtos com preços mais acessíveis, como Xiaomi, Oppo e Transsion.

Essas marcas conquistaram significativa fatia de mercado e tem colocado a Samsung diante de desafios para recuperar sua participação perdida. Outras empresas, como Huawei, OnePlus, Honor e Google, também foram mencionadas como contribuintes significativos para a queda da Samsung do primeiro lugar. Em participações de mercados, Xiaomi aparece com fatia de 12,5%; OPPO (8,8%) e Transsion (8,1%), que completam o top 5 deste mercado.

Quedas nas vendas

Embora as remessas totais de smartphones tenham diminuído 3,2% em 2023 em comparação com 2022, há sinais positivos de recuperação, com um aumento de 8,5% nas remessas no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados indicam uma potencial retomada do mercado após uma fase de declínio recente.

Leia: Empresas podem ouvir conversas no celular para gerar anúncios
‘Celular Seguro’ mostra como esquerda abandonou a pauta da segurança