Aposentados e pensionistas já podem receber descontos indevidos do INSS sem ir à Justiça

11 julho 2025 às 20h00

COMPARTILHAR
Aposentados e pensionistas já podem aderir ao acordo para receber os valores dos descontos indevidos relacionados à fraude no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O início dos pagamentos deve ocorrer no dia 24 de julho.
A adesão é gratuita e necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em sua conta, sem precisar recorrer à Justiça.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
- Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento!
De acordo com o governo federal, beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades poderão ser ressarcidos.
“As primeiras pessoas aptas para utilizar essa funcionalidade são aquelas que contestaram e não obtiveram qualquer tipo de resposta em 15 dias”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Mais de 1,8 milhão de pessoas já estariam aptas a utilizarem a funcionalidade ou irem aos Correios. “Os primeiros 100 mil serão pagos no dia 24 [de julho] e assim sucessivamente”, explicou.
Os pagamentos serão diários. Assim, Waller acredita que todos que fizeram a contestação serão pagos nesse primeiro mês. Não é necessário o envio de documentos adicionais e, após o envio, o valor será depositado na conta onde o beneficiário recebe o benefício de forma imediata.
Leia também