Após sessão tumultuada, reforma da Previdência será apreciada na próxima semana

Relatório de Marcelo Freitas não foi bem aceito pela oposição e adiamento possibilitará reuniões com líderes partidários para que produza uma complementação

Após sessão tumultuada, reforma da Previdência será apreciada na próxima semana
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Após uma sessão tumultuada do início ao fim, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL), decidiu adiar para terça-feira, 23, a votação do parecer do relator da reforma da Previdência, Delegado Marcelo Freitas (PSL).

Com isso, Freitas aproveitará o tempo para reunir com líderes partidários e apresentar uma complementação. O parecer, no entanto, já estava pronto e foi apresentado na CCJ na terça-feira, 16, em uma sessão que contou com 115 deputados inscritos para falar.

Desse modo, a apreciação deveria ter ocorrido nesta quarta, 17, mas o tumulto predominou e fez com que, inclusive, a sessão fosse suspensa pelo presidente da comissão até retorno do relator, que anunciou a decisão de apresentar uma complementação.

“O que estamos procurando trabalhar é a construção de um consenso que permita discutir um texto final que atenda aos interesses da sociedade brasileira sem que haja uma desidratação no texto proposto pelo governo. Estamos estudando ainda. São 13 relatórios em apartado que foram feitos”, disse Freitas.

Segundo ele, a complementação não significa admissibilidade de alteração. “Vamos sentar com todos os líderes partidários para construir algo que verdadeiramente busque um consenso”, disse.

Para o líder da oposição, Alessandro Molon (PSB), o parecer do relator não está pronto para ser votado na CCJ. “É um texto muito cruel com a maioria da população brasileira. Ou o governo muda o texto, ou ele será derrotado na CCJ”, , afirmou.

(Com informações da Agência Brasil)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.