Após demissão de Silvio Almeida, Esther Dweck assume interinamente Direitos Humanos
07 setembro 2024 às 08h38
COMPARTILHAR
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi nomeada nesta sexta-feira, 6, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministra interina dos Direitos Humanos e da Cidadania. A decisão ocorre após a exoneração de Silvio Almeida, que foi afastado do cargo devido a acusações de assédio sexual. Dweck acumulará temporariamente as duas funções até que um novo titular seja definido para o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Silvio Almeida foi desligado após uma conversa com Lula no Palácio do Planalto, conforme informou o governo em nota oficial. De acordo com o comunicado, o presidente considerou “insustentável a permanência do ministro no cargo” diante da gravidade das denúncias. Almeida, por sua vez, afirmou que solicitou sua demissão. Além dele, a secretária-executiva da pasta, Rita Cristina de Oliveira, também deixou o posto.
O governo federal reforçou seu compromisso com a proteção dos direitos humanos, destacando que não tolerará qualquer forma de violência contra as mulheres.
Quem é Esther Dweck
Esther Dweck, economista e professora, tem uma longa trajetória no serviço público. Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ocupando os cargos de chefe da assessoria econômica e secretária de Orçamento Federal. Também foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil. Em 2021, Dweck recebeu o prêmio de Mulher Economista do Ano pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).
Leia também:
Silvio Almeida já foi demitido e Lula só está procurando sucessor ou sucessora