Após decreto, Prefeitura de Goiânia quer resolver ‘pendência’ antes de ação de posse do Jóquei Clube

22 julho 2025 às 13h33

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia deve ingressar com uma ação judicial de imissão na posse do antigo Jóquei Clube. O procedimento é o passo seguinte à publicação do decreto na sexta-feira, 18, no Diário Oficial do Município, que declarou o interesse público sobre o imóvel. A expectativa da gestão municipal é de entrar com a ação em cerca de 30 dias, já que há uma pendência no local que atrasará os trâmites.
Segundo o procurador-geral do município, Wandir Allan, há uma faixa de 400 metros quadrados em uma extremidade do local. Ele contou ao Jornal Opção que esse trecho foi averbado em nome de um terceiro que teria recebido o espaço como forma de quitação de dívida do próprio Jóquei. No entanto, a Prefeitura também avalia desapropriar essa parte do terreno.
“É alguém a quem o Jóquei devia, e ele conseguiu averbar essa parcela”, explicou o procurador-geral ao Jornal Opção. “Então, vamos ter que fazer um ajuste em relação a isso também. Imagino que com mais uns 30 dias, a gente já possa entrar com a ação”, explicou.
Com a pendência e resolvida e a ação de emissão do terreno, Wandir indica que o local, após ser garantido, seria repassado à Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), mas a informação não é confirmada pela pasta.
A intenção da gestão de Mabel é transformar o local em um espaço multiuso, com atividades integradas de esporte, cultura e educação. Um dos pontos centrais do projeto é a revitalização do antigo parque aquático. O objetivo é transformar o espaço público para à convivência, ao lazer e ao desenvolvimento de políticas públicas.
O projeto prevê a criação de um hub de inovação no local, com espaços dedicados a startups e formação de jovens desenvolvedores na área de tecnologia, especialmente voltada ao mercado de games. Conhecido como “Palácio dos Games”, a proposta estava em seu plano de governo durante as eleições. Outra iniciativa é criar um centro gastronômico no espaço.
Mabel também voltou a repetir recentemente que deseja transformar Goiânia em um “Vale do Silício”. Em janeiro, ele falou sobre a questão e o Palácio de Games na assinatura de uma parceria por cursos profissionalizantes com o Governo estadual.
Leia também:
Mabel planeja transformar Jóquei Clube em centro gastronômico e escola de videogames