Após “Brexit” e “Sampadeus”, goianos pedem a criação da República de Goiás

Movimento separatista criado no Estado ainda tem pouca repercussão no Facebook, mas já atrai adeptos

A saída do Reino Unido da União Europeia na última semana tem causado não só grandes repercussões econômicas e políticas, mas acabou por incentivar, também, o fortalecimento de grupos separatistas em todo o mundo. Inclusive, no Brasil.

Desde o plebiscito histórico, surgiram movimentos aos moldes do “Brexit” (“British exit”, que significa saída britânica) por todo o País. Em São Paulo, o “Sampadeus” — que já, inclusive, existia — ganhou adeptos nas redes sociais; no Nordeste, o “Nordexit” angariou alguns milhares de fãs.

Agora, a febre separatista chega ao Cerrado.

Uma página no Facebook intitulada “Movimento República de Goiás” clama pela independência do Estado. Apesar de ter poucas curtidas, 175 até a publicação desta matéria, ela já existia antes da decisão do Reino Unido, mas ganhou mais interação nos últimos dias.

O grupo se identifica como um movimento “independentista Goiano”, liberal e libertário, e voluntarista. “Defendemos que Goiás seja um país sem controle de fronteiras, sem distinção de etnias e classes sociais e com total respeito às Leis Naturais”, explica o texto de apresentação.

Segundo informa o grupo, o movimento é a favor da secessão até o último nível e considera o desmembramento de Estados como algo natural. “Acreditamos que somente por meio da liberdade individual seremos livres”, completa.

Em um dos posts, a página Movimento República de Goiás divulga os outros movimentos separatistas pelo Brasil, que pedem a independência de Brasília:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CA

São Paulo é o meu país!!!

leila silva

E bom pra todos. Mais facil para administrar. Vamos nos separar para fortalecer.

Denis Liossi

São Paulo é meu pais!

Denis Liossi

força, goianos!

Bandeirante

Eu queria que São Paulo se unisse ao Centro-Oeste para fundar a República Caipira.

Fernanda

goiás independente! temos que ser um país!

Fernanda

Quem concorda comigo dá um like!

julio sousa

GOIAS livre para crescer como pais independente digno .Pois somos um estado rico
REFORMA POLITICA E ADMINISTRATIVA PARA CRESCERMOS