Presidente Dilma Rousseff (PT) vem à capital goiana entregar o terminal, que deve começar a operar, efetivamente, no final do mês 

Será inaugurado na próxima segunda-feira (9/5), o novo terminal do aeroporto Santa Genoveva. Depois de dez anos, dos quais cinco as obras ficaram paralisadas, finalmente foi concluído o novo prédio e instalações adjacentes, que prometem dobrar a capacidade aeroportuária de Goiânia.

Está marcada para as 18 horas a cerimônia de inauguração, com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), além do ministro-chefe chefe da Secretaria de Aviação Civil do Brasil, Carlos Eduardo Gabas, e o superintendente do terminal aeroportuário da Capital, Alessandro Máximo.

As novas instalações receberam investimentos de R$ 467,4 milhões e resultaram num terminal de dois andares e 34,1 mil metros quadrados, com novas estruturas de pontes de embarque, balcões de check-in, elevadores, escadas rolantes, esteiras de restituição de bagagem e canais de inspeção (raio-x e detector de metal).

Com essa estrutura, Goiânia poderá receber até 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2015, a demanda foi de 3,31 milhões de viajantes

Apesar da inauguração, o novo aeroporto deve começar a receber passageiros no próximo dia 21 de maio, como informou o prefeito Paulo Garcia ao Jornal Opção. As novas instalações deverão entrar em operação assistida após a homologação por parte de Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Infraero já iniciou o trabalho de transição com as empresas aéreas e os órgãos públicos que atuam no atual Aeroporto de Goiânia. Essa ação inclui testes de equipamentos, da rede de comunicações e treinamento de funcionários, dentre outras.

Para o prefeito Paulo Garcia, o novo terminal significa um avanço para Goiânia, nas áreas de comércio e turismo . “O novo aeroporto é uma obra fundamental para o crescimento da cidade e coloca Goiânia na rota de grandes negócios e do turismo. Com isso, toda a população é beneficiada. Nós nos empenhamos em contribuir com mais essa obra”, enfatizou.

Segundo informações da prefeitura de Goiânia, a Infraero e o consórcio construtor já elaboraram os projetos de uma nova ampliação do terminal de passageiros. Trata-se de uma expansão de 7.015 metros quadrados que será iniciada assim que a demanda de passageiros exigir.

Acesso

Enquanto o viaduto que será a principal via de acesso ao aeroporto não sai do papel, a Prefeitura organizou uma entrada alternativa para o novo Aeroporto de Goiânia: pelo Jardim Guanabara — passando “por trás” do terminal. As intervenções foram executadas por diversas secretarias da administração municipal.

Uma das principais mudanças realizadas foi na Rua Caravelas, onde as equipes fizeram o alargamento da via para proporcionar maior capacidade de tráfego. Já a Rua Marabás teve sua extensão ampliada com a desapropriação de alguns imóveis para a ligação da nova entrada do aeroporto até a Avenida Vera Cruz. A rua também recebeu asfalto novo, informa a prefeitura.

Histórico

O imbróglio em torno das obras do novo terminal de passageiros teve início há dez anos, em 2006, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou indícios de irregularidades na construção. Dos 13 problemas detectados, 11 foram considerados muito graves, como o indício de sobrepreço no valor de R$ 66,6 milhões. Por conta disso, a obra teve, à época, apenas 33% do cronograma executado.

Para que as obras fossem reiniciadas a Infraero e o consórcio Odebrecht/Via Engenharia tentaram, juntamente ao TCU, repactuar o valor, mas sem êxito. A construção foi retomada apenas no final de 2013, após várias consultas ao tribunal.

A expectativa era de que o novo terminal de passageiros fosse entregue em março de 2015, mas os projetos de infraestrutura da obra permaneceram sob análise do TCU entre os meses de fevereiro e novembro do último ano. Após liberação do tribunal, a retomada das obras só pôde ser viabilizada depois de confirmada a destinação de recursos federais para a construção.

O anúncio ficou a cargo da própria presidente Dilma Rousseff (PT) em visita a Goiânia, no dia 19 de março de 2015, durante evento de lançamento das obras do BRT Norte-Sul. Na ocasião, a petista destacou a necessidade da construção de um novo terminal para a capital goiana e afirmou que iria cobrar do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, o andamento das obras para que a capital tivesse um aeroporto “coerente com o dinamismo do Estado de Goiás”.