Apenas 1 em cada 10 brasileiros aprova governo Temer

Após queda na confiança econômica, popularidade do peemedebista despenca e 40% dizem que preferiam Dilma

Presidente Michel Temer e o ex-ministro que incendiou o governo, Marcelo Calero. Aliás, foram vários ministros-bomba | Foto: Beto Barata

Presidente Michel Temer e o ex-ministro que incendiou o governo, Marcelo Calero. Aliás, foram vários ministros-bomba | Foto: Beto Barata

O governo do presidente Michel Temer (PMDB) é reprovado pela maioria dos brasileiros. Na mais recente pesquisa Datafolha, publicada na Folha de S. Paulo deste domingo (11/12), o índice de rejeição subiu 20 pontos percentuais em comparação a julho.

Para 51% dos entrevistados, a gestão peemedebista é considerada “ruim” ou “péssima”, ante 10% dos que dizem ser “boa” ou “ótima”. Um dos motivos apontados é a frustração com a recuperação econômica e a baixa perspectiva com o futuro do país.

Veja os números:

Avaliação da gestão Temer
“Boa” ou “ótima” – 10%
“Regular” – 34%
“Ruim” ou “péssima” – 51%
Não sabe – 5%

O instituto mostra que a confiança dos brasileiros com a melhora da economia caiu pela primeira vez desde o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em dezembro, 41% acreditam que a situação vai piorar. 28% se disseram confiantes e 27%, que ficará como está.

Expectativa em relação à situação econômica
Vai piorar – 41%
Vai ficar como está – 27%
Vai melhorar – 28%
Não sabe – 4%

Por outro lado, os erros da gestão Temer, como a escolha de ministros envolvidos em escândalos de corrupção — na própria Operação Lava Jato –, bem como a queda de seis deles em menos de três meses, auxiliaram na deterioração da popularidade do atual governo.

Melhor com ela?

Ex-presidente Dilma: deposta por crimes de responsabilidade | Foto: Antônio Cruz/ ABr

Ex-presidente Dilma: deposta por crimes de responsabilidade | Foto: Antônio Cruz/ ABr

O resultado? Apenas 21% dos entrevistados acham que o peemedebista está fazendo um governo melhor que o da ex-presidente. Na verdade, mesmo tendo deixado o poder com reprovação recorde na casa dos 70%, Dilma é tida por 40% como menos pior que Temer.

Ainda de acordo com Datafolha, a população considera o presidente  falso (65%), defensor dos mais ricos (75%), autoritário (50%) e desonesto (58%).

Comparação com Dilma
Pior – 40%
Igual – 34%
Melhor – 21%
Não sabe – 5%

A pesquisa foi realizada em 174 municípios em todas as regiões do país com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais, sendo que a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ednei Freitas

No dicionário Aurélio a definição da palavra Gângster. S. m. significa “Membro de um grupo de malfeitores que nas grandes cidades cometem assaltos e roubos.” { Pl: gângsteres } . Ao ler as muito bem escritas 82 páginas , escorreitas , literárias mesmo, e dignas de constar num livro de História do Brasil , que tratam da delação premiada do funcionário da Odebrecht Cláudio Melo Filho , podemos constatar que , por definição , estamos sendo governados por gângsteres que atuam criminosamente há décadas, como Michel Temer , Eliseu Padilha , Renan Calheiros , Romero Jucá , Geddel Vieira Lima… Leia mais