Grupo poderá ser vacinado em postos drive-thru ou por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida; veja como fica a vacinação dos grupos prioritários, que acontece de forma simuntânea

Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A vacinação contra Covid-19, a partir desta quarta-feira, 2, será ampliada para todas as pessoas com 58 anos de idade, no município de Aparecida de Goiânia. Assim, independente da condição que apresentar, qualquer morador da cidade desta faixa etária poderá ser imunizado, mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

A imunização desta faixa etária estará ocorrendo nos postos drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento. No entanto, quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. Ferramenta pode ser acessada através do site da Prefeitura.

Para o prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (MDB), a autorização do Ministério da Saúde da vacinação por faixa etária, desde que reservado um percentual para os grupos prioritários, foi uma “excelente medida” para o avanço da imunização.

Segunda dose

Continua, nesta quarta, a aplicação de segundas doses contra o coronavírus no drive-thru do estacionamento do Aparecida Shopping e nas cinco Unidades de Saúde que fazem a imunização contra a doença. Para a segunda dose não é necessário agendamento.

Regras da vacinação dos grupos PNI

Os grupos prioritários permanecem sendo atendidos pela Prefeitura para receber o imunizante contra a Covid-19, de forma simultânea à vacinação por faixa etária decrescente.

Os caminhoneiros a serem imunizados devem morar no município de Aparecida de Goiânia, apresentar CNH das categorias D ou E, constando que está exercendo a profissão remunerada, e comprovante de endereço nominal (que precisa estar no nome do trabalhador).

Já trabalhadores da Educação acima de 18 anos (grupo que inclui professores, administrativos, serviços gerais, agentes educacionais, estagiários em atuação e outros com lotação direta na educação, seja da rede pública ou privada) que atuem município de Aparecida de Goiânia devem apresentar documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS. Também é preciso mostrar comprovante de atuação profissional no município, contracheque ou declaração constando local e período de atuação.

Os trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviários (acima de 18 anos) que residem em aparecida, além do documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço, precisarão apresentar comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contracheque. Além disso, será cobrado credenciamento aeroportuário válido conforme o decreto 7.168/2010 e RBAC 107 da ANAC.

O grupo de pessoas com comorbidades ou com deficiência, acima de 18 anos, contempla pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, problemas renais crônicos acima de 18 anos, síndrome de down, doenças neurológicas, gestantes e puérperas com comorbidades.

Entre as comorbidades contempladas, também estão: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 03, hipertensãoarterial estágios 01 e 02 com lesão em órgão-alvo ou comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar. Também estão inclusas a cardiopatia hipertensiva, as síndromes coronarianas, volvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardioimplantados, doenças Cerebrovascular, doenças Renal Crônica, imunossuprimidos, imunoglobinopatias graves, obesidade mórbida e cirrose hepática.

Para vacinar, é preciso apresentar documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço, laudo médico ou comprovante legal da doença ou condição

Pessoas com síndrome de down, no entanto, não precisam apresentar laudo médico. Gestantes e puérperas com comorbidades também precisam apresentar prescrição médica e precisam agendar para receber as doses.

Para serem imunizados, idosos que morem na cidade só precisam apresentar documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço.

Profissionais de saúde que atuem ou morem em Aparecida de Goiânia deverão mostrar documento pessoal com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de atuação profissional.

Sem agendamento, de 8h às 18h, todas as categorias mencionadas podem receber as doses nos drive-thrus da Cidade Administrativa Maguito Vilela e do Centro de Especialidades. Para serem vacinados nas UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização, que funciona de 8h às 17h, é preciso agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

Os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso (acima de 18 anos) que atuem em Aparecida deverão apresentar CNH, trabalhadores industriais (acima de 18 anos) documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS. Vacinação dos grupos será ‘in loco’; postos organizados pela SMS. As informações de dia, horário e local da imunização serão repassadas aos responsáveis pelas empresas de transporte após cadastro realizado junto à Secretaria.

Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (acima de 18 anos) que atuem no município precisarão mostrar documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e de atuação na área, carteira profissional ou contracheque. Grupo vacinará exclusivamente in loco, no local de trabalho, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.