Aparecida de Goiânia despenca no ranking de competitividade dos municípios

No quesito Inovação e Dinamismo Econômico a cidade perdeu 50 posições quando comparado a 2020

Em sete posições abaixo no comparativo com o ano passado, 2020, Aparecida de Goiânia, apresentou queda acentuada no Ranking de Competitividade dos Municípios de todo país. A cidade agora ocupa 209º posição. No quesito Inovação e Dinamismo Econômico o município está ladeira abaixo, pois perdeu 50 posições no último ano.

Aparecida de Goiânia já foi sinônimo de inovação em gestão pública, quando na administração de Maguito Vilela, foi modelo para a chamada Cidade Inteligente. Agora a cidade perde a referência no quesito, como aponta o levantamento de realizado em parceria entre o Centro de Liderança Pública, o Sebrae e a empresa Gove Digital. Ao todo, o estudo analisa 65 indicadores de todos os 411 municípios do país que têm ao menos 80 mil habitantes.

Inovação não foi o único quesito em que Aparecida de Goiânia perdeu posições. Em setores estratégicos analisados, como a Qualidade na Educação, a cidade caiu seis pontos. Na Sustentabilidade Fiscal o Município perdeu 27 pontos. Na avaliação sobre o Funcionamento da Máquina Pública houve uma queda de 16 pontos, já na Inserção Econômica, foram menos 8 posições.

Acesse o levantamento

Metodologia da pesquisa

Este ano, o estudo pontuou novas vertentes para formação precisa do quadro, como: o pilar de Meio Ambiente, além dos indicadores de Qualidade da informação contábil e fiscal, cobertura de saúde suplementar, desnutrição na infância, obesidade na infância, emissões de gases de efeito estufa, cobertura de floresta natural, Desmatamento ilegal, velocidade do desmatamento ilegal e Áreas recuperadas.

Os resultados que apontam o Ranking de Competitividades dos Municípios foram divulgados nesta segunda-feira (22).

A avaliação analisa fatores como: sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Meio Ambiente, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.