Aparecida antecipa reunião do Comitê de Prevenção a Covid-19 para reavaliar escalonamento

O município foi dividido em 10 macrorregiões: Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo

A prefeitura de Aparecida de Goiânia resolveu antecipar excepcionalmente para esta quinta-feira, 18, a reunião com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19. O motivo da reunião está na possibilidade de reavaliar o escalonamento regional por macrorregiões que teve início na última segunda-feira, 15, e tem gerado grande polêmica.

A reunião que acontece semanalmente estava marcada para sexta-feira, 19, mas algumas ações podem ter contribuído para um possível recuo da prefeitura. Uma das situações foi uma aglomeração para entrar em um shopping na Avenida Rio Verde na última quarta-feira, 17. As filas foram formadas devido ao controle de fluxos nas entradas, já que é permitido apenas 30% da capacidade.

O Buriti Shopping faz parte da macrozona Vila Brasília podendo funcionar de quarta a sexta-feira e aos sábados até as 13h. Segundo a assessoria do centro de compras, para que o shopping garanta o cumprimento da portaria e esse número não seja ultrapassado, está realizando bloqueios de forma intermitente, fazendo o monitoramento do fluxo de pessoas em tempo real, mantendo filas na parte externa do centro de compras, garantindo o distanciamento seguro e prioridade aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Além disso, para garantir a segurança do público, afirma que segue todas as recomendações do protocolo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), realizado em parceria com a área de consultoria do Hospital Sírio Libanês como o controle do acesso de clientes, disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscara, além da limpeza e sanitização dos ambientes.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública disse que os centros de compras devem funcionar apenas nos dias em que as macrozonas em que estão inseridos estão abertas, mas mesmo assim devem seguir regras sanitárias como uso de máscara pelos compradores e vendedores, disponibilização de alcool em gel e manter o distanciamento entre as pessoas, sendo que as praças de alimentação dos Shoppings Centers terão o funcionamento limitado à modalidade delivery.

A pasta ressalta que orientou a unidade a melhor organizar as filas da entrada para não haver novas aglomerações como a observada pela reportagem. Além disso,  disse que as equipes de fiscalização estão percorrendo as ruas de Aparecida, tanto das quatro macrozonas fechadas a cada dia da semana dentro do isolamento social intermitente por escalonamento regional, quanto nas macrozonas onde é permitido abrir atividades comerciais, com regras. Caso a população observe o descumprimento das regras pode denunciar pelos números 3545 5992 (whatsapp) e 153.

A Prefeitura de Aparecida disse ainda que o Comitê de Prevenção e Enfrentamento informa que a Matriz de Risco que dita o isolamento social intermitente por escalonamento regional na cidade tem quatro fases, verde (estável), amarelo (moderado), laranja (alto) e vermelho (altíssimo). Hoje a cidade está no cenário laranja, com uma série de regras que suspende várias atividades e faz o isolamento por macrozonas, com quatro macrozonas fechando a cada dia da semana e todas no sábado a partir das 13h e domingo dia todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.