Aos 74 anos, morre o escritor de direita Olavo de Carvalho

A suspeita é que a causa da morte tenha sido em decorrência do Covid-19, doença que o escritor dizia ser “historinha de terror para acovardar a população”

Nessa segunda-feira, 24, morreu aos 74 anos, na região de Richmond, na Virgínia (EUA), o escritor, Olavo de Carvalho. O autoproclamado filósofo, propagava ideias por meio de cursos online e venda de livros com forte retórica conservadora e anticomunista, sendo considerado por muitos o propagador da nova direita do Brasil e o “guru” de Jair Bolsonaro.

A causa da morte não foi divulgada, mas no dia 15/01, uma mensagem foi veiculada no seu canal do Telegram afirmando que o escritor tinha contraído Covid-19 e por isso precisaria se ausentar de suas aulas por um tempo. Não se sabe se Olavo tomou as doses da vacina contra a doença.

Usuários do Twitter resgataram um post dele de maio de 2020, em que ele afirmava que  “o medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel.” Ao longo da pandemia ele fez diversas críticas as medidas restritivas impostas pelas entidades de saúde. Em uma outra postagem ele ironiza a crise sanitária dizendo, “Dúvida cruel. O Vírus Mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?”.

O presidente Bolsonaro e seus filhos, homenagearam Olavo no Twitter. “Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, publicou Bolsonaro. “Ao Professor Olavo a minha eterna gratidão por sua vida dedicada ao conhecimento, que semeou em uma terra arrasada chamada Brasil e fez florescer em muitos de nós um sentimento de esperança, de amor pela verdade e pela liberdade. Que sua obra ilumine para sempre a nossa história!”, escreveu o vereador Carlos Bolsonaro.

O escritor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. 

Uma resposta para “Aos 74 anos, morre o escritor de direita Olavo de Carvalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.