Ao lado de Caiado e Jânio, Marden garante vitória eleitoral e política a partir da comunicação
09 outubro 2024 às 08h29
COMPARTILHAR
A vitória do prefeito Marden Júnior (UB) em Trindade pode ser lida de sob diferentes óticas e perspectivas, tanto no campo político quanto eleitoral. Aos 34 anos, o gestor entrará para o segundo mandato na Capital da Fé após derrotar duas vezes seguidas o ex-prefeito George Morais (PDT) com uma diferença de mais de 16 mil votos.
Um dos maiores diferenciais na campanha de reeleição de Marden foi sem dúvidas a comunicação, que conseguiu estimular a militância e emocionar o eleitor, tanto nas redes sociais, com um engajamento fora da curva para uma cidade de 140 mil habitantes, mas principalmente na ruas. Um gestor, ainda que bom, teria dificuldades em se eleger caso não conseguisse se comunicar diretamente com a população. Esse não foi o caso do prefeito de Trindade. A gestão, com obras importantes e políticas públicas de inclusão e conciliação, foi reconhecida nas ruas a partir das mensagens comunicadas pela equipe.
Essa harmonização entre o digital e as ruas deve servir de exemplo para outras campanhas que enfrentam dificuldades em se comunicar com o eleitor, especialmente no campo digital. A utilização de conteúdos virais, com a essência do candidato, recheado com ideias, argumentos e sentido, garantiu, não só a efetivação da mensagem, mas impediu que as tentativas da oposição em desconstruir o candidato fossem efetivas.
De Jânio a Marden
Formado em educação física, Marden foi eleito vereador na cidade pela primeira vez aos 26 anos, pelo PP. Era o segundo mandato do seu padrinho político Jânio Darrot, hoje no União Brasil. O primeiro mandato do empresário serviu para o que costuma chamar de “arrumar a casa”. A cidade não tinha sequer um “CPF”, o que impossibilitava o município a firmar acordos com o Governo Federal e contratar empréstimos ou receber recursos.
Apagados os incêndios iniciais, literalmente, diga-se de passagem, tendo em vista que Darrot encontrou a prefeitura trancada a cadeado gavetas reviradas e documentos queimados, a gestão passou a se concentrar na compra de equipamentos e na estruturação da Prefeitura. O caixa foi o primeiro foco de reestruturação, em especial o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Trindade (Trindade-Prev). O fundo para os servidores aposentados ficou sem as contribuições de 2002 a 2008.
Após os primeiros meses, foi a hora de iniciar as obras de infraestrutura e organizar as políticas sociais para a população mais vulnerável. Entrou em campo Marden, escalado para a Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Trindade. Como titular da pasta, Marden começou a alcançar voos mais altos, ganhou popularidade entre os moradores de Trindade, principalmente a partir do programa de regularização fundiária. Durante seu comando, foram mais de quatro mil famílias beneficiadas, além da revisão do plano diretor.
Perfil agregador e aliança com Caiado
De perfil agregador, Marden chegou ao final do ano sendo o principal candidato da base de Jânio Darrot para herdar seus espólios políticos e dar continuidade na gestão do empresário. Esse perfil agregador resultou em uma aliança entre a igreja católica e os evangélicos, formalizada por ele na cabeça de chapa e o pastor Alcione na vice. A chapa elegeu uma boa bancada de vereadores e na eleição seguinte garantiu um deputado estadual, Cristiano Galindo.
Passada a primeira eleição e a primeira vitória, Marden e seu grupo político articularam para fazer uma nova aliança: a composição com o governador Ronaldo Caiado (UB). No primeiro pleito, Marden derrotou o candidato da base, o ex-deputado estadual Dr. Antônio e George Morais. A vitória chamou atenção de Caiado, que logo o convidou para filiar-se ao União Brasil, filiação que ocorreu em 2023, ao lado de Jânio e das principais lideranças políticas locais.
Dali em diante, o que se viu na cidade foi uma ampla parceria de políticas públicas, com destaque para o social, comandada por Gracinha Caiado em âmbito estadual e por Rouane Azevedo, que cuidaram da população mais vulnerável. Na área da saúde, Caiado e Marden ampliaram o Hospital de Urgências de Trindade, com um investimento de R$ 100 milhões e o dobro da capacidade de atendimento. Na infraestrutura, a parceria iniciou e avançou com a construção do viaduto da Rodovia do Romeiros, que promete desafogar o trânsito na entrada da cidade e garantir mais segurança aos Romeiros.
Neste ano, a parceria também incluiu a troca do apoio político entre Caiado, Marden e o candidato a Prefeitura de Goiânia Sandro Mabel (UB). Marden participou do lançamento da candidatura de Mabel e vice-versa. Houve, inclusive, dobradinha durante alguns atos de campanha. Além do lançamento da campanha de Marden, Caiado participou de carretas, bem como o vice-governador Daniel Vilela (MDB), gravou vídeos ao lado do prefeito e garantiu a estrutura partidária necessária para a vitória.
Leia também:
Marden Júnior é reeleito prefeito de Trindade com 57,30% dos votos