Anvisa aprova utilização da primeira insulina de dose semanal da história

10 março 2025 às 16h55

COMPARTILHAR
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização da primeira insulina de uso semanal da história. O medicamento, fabricado pela Novo Nordisk, tem nome comercial de Awiqli que pode ser usado por pacientes com diabetes tipo 1 e 2.
A aprovação da insulina basal, aplicada com canetas uma vez por semana, é amparada por estudos clínicos que demonstraram a eficácia no controle da glicemia em índices comparáveis à insulina de aplicação diária. Durante o estudo, participantes ficaram com os níveis de açúcar no sangue equilibrados ao longo das semanas sem apresentar aumento de efeitos adversos, como hipoglicemias.
De acordo com a vice-presidente da área médica da farmacêutica Novo Nordisk no Brasil, Priscilla Mattar, o medicamento facilita ganhos na simplificação e adesão do tratamento da doença. “Com o novo medicamento, podemos proporcionar uma redução de 365 para 52 aplicações ao longo de um ano. Isso tende a oferecer ainda mais qualidade de vida e autonomia”, disse.
O medicamento deve beneficiar pessoas com diabetes tipo 1, provocada pelo ataque do sistema imune ao pâncreas e diagnosticada na infância e adolescência, e na tipo dois, associada ao ganho de peso.
Leia também