Anselmo Pereira (PSDB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Goiânia
11 dezembro 2014 às 13h05
COMPARTILHAR
Tayrone Di Martino (PT) é o vice. Chapa do chamado Blocão foi eleita por unanimidade, inclusive, com votos dos aliados ao prefeito Paulo Garcia
Atualizada às 16h45
A oposição assume a mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia no biênio 2015-216. Após um dia inteiro de reuniões em Anápolis, o chamado Blocão — que une vereadores do Bloco Moderado e dos oposicionistas — chegou a um consenso e conseguiu “bater a chapa” na Casa do Legislativo goianiense na tarde desta quinta-feira (11/12).
A chapa foi eleita com unanimidade.
No início da sessão especial, foi apresentada outra chapa, encabeçada pelo vereador Deivison Costa (PT do B). No entanto, o mesmo retirou a candidatura e declarou apoio ao tucano Anselmo Pereira.
O presidente da Casa, Clécio Alves (PMDB), pediu suspensão da sessão duas vezes. Na primeira, tentando montar uma chapa da situação, sem sucesso. A segunda, para decidir com a base do prefeito se votariam, ou não, na chapa única.
“Pedi os dez minutos para conversar com os demais vereadores para retribuir e abraçar a candidatura do senhor”, disse Clécio ao sinalizar que votaria no presidente eleito, Anselmo.
Cida Garcês foi a única que votou em toda a chapa com ressalvas: menos no 1º secretário, Zander Fábio (PSL).
Chapa
Como adiantado pelo Jornal Opção Online na última quarta-feira (10/12), o vereador Anselmo Pereira (PSDB) foi o candidato a presidente, na composição que contou com 23 vereadores. A surpresa veio na vice: Tayrone di Martino, ex-aliado e assessor do prefeito Paulo Garcia (ambos do PT).
Como apurado pelo Jornal Opção Online, na manhã desta quinta-feira (11/12), o 2º vice-presidente será Rogério Cruz (PRB) e como 1º secretário: Zander Fábio (PSL), os dois do Bloco Moderado. O tucano Geovani Antônio será o 2º secretário, seguido por Pedro Azulão Júnior (PSB), como 3º secretário.
Outra surpresa na chapa oposicionista é o vereador Mizair Lemes Júnior (PMDB), como 4º secretário. De acordo com uma fonte, o peemedebista, então companheiro de Paulo Garcia, não se aliou à base por não ter conseguido espaço dentro do próprio partido.
Anselmo Pereira foi reeleito vereador em 2012 para seu oitavo mandato na Casa, com 7.294 votos.
Veja como ficou a nova composição da Câmara Municipal de Goiânia:
Presidente: Anselmo Pereira (PSDB)
Vice-presidente: Tayrone di Martino (PT)
2º vice-presidente: Rogério Cruz (PRB)
1º secretário: Zander Fábio (PSL)
2º secretario: Geovani Antônio (PSDB)
3º secretário: Pedro Azulão Júnior (PSB)
4º secretário: Mizair Lemes Júnior (PMDB)
Veja como ficaram as novas comissões:
Comissão de Habitação: Tatiana Lemos (PC do B)
Comissão Mista: Thiago Albernaz (PSDB)
Comissão de Constituição, Redação e Justiça: Elias Vaz (PSB)
Comissão Orçamentária: Antônio Uchôa (PSL)