Anápolis lança mutirão ‘Saúde Agora’ para atualizar fila de 66 mil solicitações acumuladas em 2023

05 julho 2025 às 09h03

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará durante todo o mês de julho — preferencialmente aos sábados, um grande mutirão da saúde. A primeira edição do programa Saúde Agora será lançada neste sábado, 5, das 8h às 12h, no antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio. Trata-se de uma força-tarefa voltada à atualização cadastral de pacientes que aguardam por exames, consultas e cirurgias na fila da Regulação.
A iniciativa tem como foco principal identificar e atualizar os dados de pacientes que estão na fila desde 2023 ou de anos anteriores. Durante a semana, pacientes estão sendo acionados para comparecer ao local, onde também receberão atendimento com profissionais voluntários.
De acordo com a diretora do Complexo Regulador, Alyne Milanio, muitas vagas deixam de ser preenchidas por falta de retorno dos próprios pacientes. “Estamos com uma fila extensa de exames, consultas e cirurgias, mas enfrentando dificuldades para localizar os pacientes. Pedimos que todos com solicitações na Regulação até 2023 compareçam à nossa ação para atualizar os dados”, afirmou.
Dados da Regulação Municipal apontam que há 66.711 solicitações pendentes apenas referentes ao ano de 2023. A ausência de um sistema que filtre pacientes que buscaram atendimento na rede particular e não solicitaram baixa contribui para o inchaço da fila.
A desatualização de informações básicas, como telefone e endereço, além de casos de não comparecimento após confirmação de agendamento, têm comprometido o fluxo de atendimentos e dificultado o chamamento dos pacientes.
Além do atendimento com especialistas e da regularização cadastral, a ação contará com uma van de imunização. Serão oferecidas vacinas para jovens, adultos e idosos — incluindo tríplice viral, hepatite B, HPV, influenza, dengue, difteria e tétano (dT), além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Prefeito e secretário estadual de Saúde discutem melhorias na rede hospitalar da cidade
Em reunião realizada no dia 29 de abril, o prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), e o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior, discutiram estratégias para enfrentar os principais desafios da saúde pública no município. O encontro teve como foco a situação do Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA), que atualmente opera com alta demanda e enfrenta dificuldades no atendimento.

“O objetivo é encontrar soluções práticas para melhorar o atendimento à população, principalmente no que diz respeito à urgência e emergência”, afirmou o prefeito. Entre as prioridades destacadas por Corrêa estão a ampliação do número de leitos, a redução do tempo de espera e a melhoria na qualidade do serviço prestado.
O prefeito também defendeu a criação de um sistema de regulação mais eficiente. “Precisamos evitar conflitos e confusões com os pacientes. A gestão deve ser integrada e com foco na resolutividade”, pontuou.
Durante a reunião, o secretário Rasível reafirmou o compromisso do Governo de Goiás com a cidade e destacou a importância estratégica de Anápolis para a macrorregião Centro-Norte do estado. “Estamos integrando esforços para garantir um atendimento eficaz, especialmente nas áreas de urgência, como trauma, infarto, AVC e sepse. O objetivo é salvar vidas e reduzir mortes evitáveis”, declarou.
Leia também:
Saúde de Anápolis recebe atenção do Estado em reunião com prefeito e secretário Rasível
Secretária de saúde de Anápolis nega intervenção estadual no município