Aluno de Goiânia ganham medalha de prata na Copa do Mundo de Física

Foi a melhor participação do Brasil na história do torneio

Foto: Divulgação

Com um representante de Goiânia, cinco estudantes do ensino médio do Brasil que foram representar o Brasil no Torneio Internacional de Jovens Físicos voltarão com a medalha de prata da competição realizada na China. Com o quinto lugar nesta edição, constituída de 32 países, o Brasil teve sua melhor participação na história do torneio. “Nunca antes o Brasil tinha tido uma nota tão alta durante os 5 rounds”, conta o professor Samuel Araújo, conhecido como Argentino, que está acompanhando os alunos no país.

Foram para a final com a medalha de ouro os países Cingapura, China, Coreia e Alemanha.

A competição premia com a medalha de prata as equipes classificadas do quinto ao oitavo lugar. O torneio de física tem formato diferente das olimpíadas de conhecimento popularmente conhecidas. “Nesta competição, as equipes precisam apresentar soluções para uma série de problemas lançados pelos organizadores”, conta o professor Argentino.

Enquanto uma equipe mostra sua resolução, outro time age como “oponente”, questionando os argumentos apresentados pelo rival; e há ainda uma equipe “avaliadora”, que apresenta uma avaliação dos prós e dos contras do desempenho tanto do time relator quanto do oponente: são os “physics fights”. E é tudo falado em inglês.

Ao final de uma rodada, um corpo de jurados altamente técnico dá notas para a equipe relatora, para a oponente e também para a avaliadora.

Os problemas têm altíssimo nível de dificuldade. São geralmente problemas abertos e com física que ultrapassa conhecimentos do ensino médio.

A equipe brasileira foi formada por Vinícius Alcântara, Victor Barros, Gabriel Trigo, Guilhermo e Bruno.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lincoln Aurélio

Parabéns a todos.

DARIONE de MATOS

Minhas congratulações e manifesto de orgulho e satisfação pelo ótimo desempenho de vcs. Votos de mais sucessos.