Mais guerra à vista? Aliados autorizam Ucrânia a usar mísseis de longo alcance, diz Alemanha

26 maio 2025 às 19h04

COMPARTILHAR
Aliados – como Alemanha e França – fornecem mísseis de longo alcance à Ucrânia, que foi autorizada a utilizá-los, conforme anunciou o chanceler alemão, Friedrich Merz, nesta segunda-feira, 26. Agora, o leque de mísseis disponíveis aumentou e pode atingir boa parte do território russo.
No governo anterior, do social-democrata Olaf Scholz, a Alemanha havia recusado o envio de mísseis do tipo à Ucrânia por medo das tensões com a Rússia aumentarem. Esses mísseis têm um alcance de mais de 500 quilômetros.
O envio desses artefatos à Ucrânia já havia sido autorizado em 2024, por Estados Unidos e Reino Unidos. “Não há mais restrições para o alcance das armas entregues à Ucrânia. Nem pelos britânicos, nem pelos franceses, nem por nós. Nem pelos americanos”, disse Merz durante entrevista à TV alemã WDR, em Berlim.
Em resposta, a Rússia considerou esta liberação de “muito perigosa”. “Se essas decisões foram realmente tomadas, elas vão totalmente contra as nossas aspirações de chegar a um acordo político [de trégua no conflito]. (…) Esta é uma decisão bastante perigosa”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em vídeo divulgado pela imprensa russa.
Leia também: