Alego vota projeto que cria política estadual do Voluntariado Transformador

Proposta é do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que diz que o objetivo é contribuir para construção de outra realidade

Alego vota projeto que cria política estadual do Voluntariado Transformador
Virmondes Cruvinel, deputado estadual pelo PPS | Foto: Y. Maeda

Por iniciativa do deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania), tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de Lei que cria a Política Estadual do Voluntariado Transformador.

Para o parlamentar, que também é presidente da Frente Parlamentar do Voluntariado na Alego, o projeto de lei tem o objetivo de contribuir para a “construção de outra realidade, em que o ‘eu’ caminhe em direção ao outro, em que os grupos se transformem em redes; a crítica, em cooperação; e o assistencialismo, em promoção da cidadania”.

De acordo com o deputado, o voluntariado transformador se propõe a dar ao gestor de instituições filantrópicas e ao cidadão comum condições para a prática de ações propositivas, com um mínimo de preparação.

“Trata-se de valorizar o profissional da ação social em busca da complementariedade. Justamente por isso, ele não se transforma em mero auxiliar, ou seja, respeita-se a liberdade que lhe é própria”, argumenta, sustentando que o Estado não tem condições de sozinho, realizar o que é preciso.

“O voluntariado transformador se propõe a compreender a complexidade dos problemas sociais, a agir com o apoio de equipes multidisciplinares e conselhos de classe”, acrescenta Virmondes. Para ele, saber conviver em uma sociedade complexa e bem informada é uma qualidade essencial ao voluntariado hoje. “É preciso ter competência humana e qualidade técnica”, reitera.

Dentre os objetivos da Política Estadual do Voluntariado Transformador apresentada pelo deputado estão: Oferecer capacitação a cidadãos, gestores e lideranças sociais de entidades que recebem voluntários ou desenvolvem programas de voluntariado; promover e aumentar as oportunidades para a prática do voluntariado transformador; garantir um sistema de monitoramento e avaliação por meio da elaboração de indicadores e diagnósticos e outros

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.