Advogado que confundiu ‘O Príncipe’, de Maquiavel, e ‘O Pequeno Príncipe’, de Exupéry, no STF é expulso de partido

15 setembro 2023 às 14h18

COMPARTILHAR
Na última quinta-feira, 14, Hery Kattwainkel, o advogado de Thiago Mathar, condenado a uma pena de 14 anos de prisão pelos eventos de 8 de Janeiro, foi expulso de seu partido, o Solidariedade (SD), devido a suas declarações perante o Supremo Tribunal Federal (STF). A sigla, em um comunicado publicado no Instagram, alegou que o advogado proferiu “graves ofensas” contra os ministros da Corte.
Em nota, Kattwainkel expressou sua “tranquilidade” diante da decisão do Solidariedade. Ele disse respeitar a decisão e percebeu ser contra as diretrizes que o partido defende. Mas, ainda agradeceu a sigla pelo tempo que ficou filiado.
Outro fato que chamou atenção é que o defensor, em sua sustentação oral, fez confusão entre os livros “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel (1469-1527), e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), um erro que foi alvo de ironia por parte do ministro Alexandre de Moraes, e que acabou viralizando na internet.
“É muito triste, e só não seria mais triste ou é mais triste, porque ainda confundiu ‘O Príncipe’ de Maquiavel com ‘O Pequeno Príncipe’ de Antoine de Saint-Exupéry que são obras que não tem absolutamente nada a ver”, declarou Moraes.
E completou: “Mas, obviamente, que quem não leu nenhuma [obra] nem outra vai no Google e às vezes dá algum problema.”
Leia também: