Acontece em Goiânia a 1° Feira Estadual da Reforma Agrária
08 setembro 2024 às 10h16
COMPARTILHAR
Acontece, neste domingo, 8, a primeira Feira Estadual da Reforma Agrária, evento inédito que reúne agricultores assentados, representantes de movimentos sociais e o público em geral para discutir e valorizar a produção agroecológica e os princípios da Reforma Agrária no Estado de Goiás. O evento acontece na Praça Universitária, em Goiânia.
A feira tem como objetivo promover o debate sobre a democratização do acesso à terra, a sustentabilidade da produção camponesa e a importância da Reforma Agrária para o desenvolvimento social e econômico das áreas rurais do estado.
O evento teve início no sábado, 7, e sua programação incluiu palestras sobre agroecologia, direitos dos trabalhadores rurais e rodas de conversa sobre o impacto da Reforma Agrária no combate à fome e na promoção da justiça social, além de apresentações culturais e música ao vivo (como o show do artista popular Pereira da Viola). Lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também estarão presentes para discutir as questões relacionadas ao tema.
Durante os dois dias de evento, os visitantes puderam adquirir produtos frescos e orgânicos diretamente dos agricultores assentados, além de participar de diversas atividades culturais e educativas. Um dos destaques é a “Culinária da Terra”, que oferecerá refeições típicas e quitandas preparadas com ingredientes oriundos dos assentamentos, proporcionando uma experiência autêntica da gastronomia da agricultura familiar.
O evento contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Goiás, entre eles a reitora da Instituição de Ensino, professora Angelita de Lima, e do MST nacional, como o dirigente João Paulo Rodrigues. 7
Leia também: Agricultura familiar gera emprego, renda e movimenta R$ 4 bi em Goiás
Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar recebe mais R$ 115 milhões