A primeira semana de campanha do “trio de Bolsonaro” em Goiás
21 agosto 2026 às 15h57

COMPARTILHAR
A primeira semana oficial de campanha colocou Fred Rodrigues, candidato a deputado federal, Dieyme Vasconcelos, candidato a deputado estadual, e Gustavo Gayer, candidato ao Senado, na estrada em Goiás. Chamados de “Trio Bolsonaro”, os três adotaram agendas conjuntas como uma das estratégias para a largada da disputa eleitoral e passaram por oito cidades juntos.
Os três são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e concorrem a diferentes vagas no Legislativo. Desde o início da campanha, o grupo passou por Uruaçu, Campinorte, Barro Alto, Ceres, Rialma, Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia.
A circulação conjunta cria uma combinação de candidaturas para três postos diferentes. Na prática, os três aparecem no mesmo roteiro eleitoral e dividem agendas, apesar das diferenças entre as disputas.
Gayer também segue sozinho
Dos três, Gayer manteve uma agenda paralela mais extensa. Além das oito cidades percorridas com Fred e Dieyme, o candidato ao Senado esteve em Anápolis, Itaberaí, São Luís de Montes Belos e Trindade sem os outros dois integrantes do grupo.
Com essas agendas, Gayer passou por pelo menos 12 municípios na primeira semana de campanha.
A diferença também está no tipo de disputa. Gayer concorre em uma eleição majoritária para o Senado, enquanto Fred e Dieyme disputam eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Uma marca para três candidaturas
O uso do nome “Trio Bolsonaro” ajuda a explicar o formato adotado neste início de campanha. Em vez de cada candidatura seguir exclusivamente uma agenda própria, Fred, Dieyme e Gayer têm aparecido juntos em parte dos compromissos.
A estratégia também reforça a associação dos três ao ex-presidente, que permanece como uma referência eleitoral para o grupo em Goiás. Nenhum deles disputa cargo no Executivo: as três candidaturas estão concentradas no Legislativo estadual e federal.
Dieyme busca uma cadeira na Alego, Fred tenta chegar à Câmara dos Deputados e Gayer pretende trocar a Câmara pelo Senado.
O roteiro da primeira semana mostra ainda uma divisão territorial da campanha. Enquanto o trio passou junto por cidades do interior e pelos dois maiores colégios eleitorais do Estado, Gayer acrescentou compromissos individuais em outros municípios, ampliando a própria agenda para além do percurso feito pelos três.
Leia também: Receita de Anápolis cresce 12,17% e chega a R$ 1,13 bilhão no primeiro quadrimestre de 2026




