Grupo armado invade fazenda na Chapada dos Veadeiros

24 agosto 2023 às 07h41

COMPARTILHAR
Sete pessoas foram presas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após invadirem uma fazenda avaliada em milhões no município de Alto Paraíso de Goiás, região da Chapada dos Veadeiros. A mando de uma empresária, os suspeitos foram até o local com o objetivo de tomar a fazenda. A invasão aconteceu no domingo, 20, na região próxima ao Vale da Lua.
De acordo com o delegado que investiga o caso, José Antônio Sena, a investida do bando foi mais um capítulo de uma disputa pela fazenda. Na região, há duas famílias brigando pela posse da terra, mas a atual ocupante tem decisão liminar para se manter até uma decisão definição da Justiça.
Integravam o bando armado um policial militar da reserva do Distrito Federal, um guarda civil municipal e um instrutor de tiro da Guarda Civil Municipal de Planaltina de Goiás, cidade vizinha do Distrito Federal. Eles chegaram à fazenda em veículos particulares, mas com uso de sirene e giroflex. Em seguida, abordaram os caseiros dizendo serem policiais no cumprimento de um mandado de reintegração de posse.
Os caseiros da fazenda desconfiaram da situação e pediram as identidades deles e uma cópia do mandado policial. Além disso, telefonaram para a dona da propriedade, que acionou a Polícia Militar de Goiás, momento que os invasores saíram correndo em seus carros.
Prisão

Após intensas buscas na região, os policiais militares encontraram o grupo próximo a uma rodovia. Após serem levados para a delegacia, apenas um dos sete suspeitos ficou preso, por porte ilegal de arma. Segundo a Polícia Civil, o caso será investigado para saber se, de fato, houve pagamento e a contratação desses servidores para a invasão, além de como essa contratação aconteceu.
Em depoimento, todos os detidos confessaram que haviam sido contratados pela empresária para tomarem a fazenda. Os suspeitos explicaram que foi feito um contrato, onde foi estipulado em um valor mensal. Além disso, os envolvidos contaram que faziam parte de uma empresa de segurança do Distrito Federal e que estavam “somente prestando um serviço”. Não foram divulgados os nomes dos acusados, da suposta empresa de segurança nem da empresária.
A Guarda Civil Municipal de Planaltina de Goiás não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem. Já a PM do DF disse, por meio de nota, que “tomou conhecimento do fato e deu início às providências para abertura de procedimento de apuração das responsabilidades do policial”.
Nota da PMDF na íntegra
“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que tomou conhecimento do fato e deu início às providências para abertura de procedimento de apuração das responsabilidades do policial. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia de Alto Paraíso de Goiás.
Ressaltamos que a PMDF zela pela ética e pelo bom comportamento de seus integrantes. A Corporação não coaduna com desvios de conduta e todos os fatos serão apurados dentro do devido processo legal.”