9 instituições que precisam de voluntários e doações em Goiânia e Aparecida

Conheça organizações sem fins lucrativos que precisam de amparo, doações e colaboração de pessoas disponíveis a ajudar 

Idosos na Casa Solar das Acácias – Foto: Reprodução / Facebook

O trabalho voluntário é uma atividade que culturalmente não faz parte da vida do brasileiro. Por isso, ONGs e instituições filantrópicas estão sempre precisando de pessoas, recursos e doações. Mas, para quem tem vontade de ajudar e não sabe como nem onde, o Jornal Opção encontrou algumas dessas organizações de diferentes segmentos, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, que precisam constantemente de auxílio.

1 – Organização das Voluntárias de Goiás – OVG

Com mais de 60 anos de atuação a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) surgiu da iniciativa de um grupo de mulheres ligadas à Igreja Católica. Atualmente a instituição promove a assistência social e dissemina a cultura do voluntariado, incentivando a participação do cidadão. Para participar é preciso de um curso rápido de capacitação oferecido pelo Centro Goiano de Voluntários (CGV).

Endereço: Av. T-14, 249 – St. Bueno

Telefones: 62 3201-9400 (OVG) ou 62 3201 9707 (CGV)

Site: www.ovg.org.br

2 – Observatório Social de Goiânia – OSGyn

Essa ONG é um espaço para o exercício da cidadania para voluntários apartidários. O objetivo do observatório (que existe em quase todo Brasil) é de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Pra quem se preocupa com problemas como a corrupção no Brasil e quer lutar contra isso, o OSGyn pé o lugar correto para se voluntariar.

Endereço: Rua 101, nº 123 Ed. Centro de Serviços OAB – Setor Sul

Telefones: 62 8213-1994 (Ana Emília) ou 62 99688-4571 (Isabel)

Site: goiania.osbrasil.org.br

3 – Associação Solar das Acácias

Este abrigo de idosos precisa constantemente de ajudantes, doações e visitas. A Associação Solar das Acácias abriga, orienta e cuida de idosos e pessoas carentes buscando a reintegração social. Neste ano a casa completa 30 anos de existência ajudada somente por voluntários.

Telefone: 62 3282-9095 (Silvano Lima)

Endereço: Rua 15 de Março, Q.03, L.04, Parque Flamboyant – Aparecida de Goiânia

4 – Centro de Valorização da Vida (CVV) – Combate ao suicídio

Esta ONG atua há mais de 50 anos no Brasil e foi criada para o serviço voluntário na prevenção de suicídio e apoio emocional. O serviço é oferecido por pessoas que se disponibilizam para conversar com quem entra em contato a procura de apoio. Telefone: 62 3223-4041

Endereço: Av. Anhanguera, 5.389 – Sala 802 – Centro – Ed. Anhanguera – Setor Central

Site: www.cvv.com.br

5 – Residencial Professor Niso Prego

A unidade atende crianças de 0 a 12 anos que foram afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva aplicada por autoridade judicial. O Residencial Professor Niso Prego oferece às crianças, que estão sob algum tipo de processo judicial (se irão pra algum parente ou se voltaram para os pais ou se irão para adoção), um ambiente agradável, educativo e seguro.

Telefone: 62 3541-1882 (Flávia)

Endereço: Rua SC-06 APM 2B QD. 22 LT. 2C – Setor Goiânia 2

6 – Creche Casa do Caminho

A Entidade Filantrópica, fundada 1991, desenvolve trabalhos assistenciais com a comunidade em geral. São mais de 250 crianças atendidas e ainda promove trabalhos com gestantes e mães solteiras. A creche possui um programa de doação de livros, alimentos e conta com a ajuda de voluntários frequentemente.

Telefone: 62 3210-7436 (Joaquim)

Endereço: Rua JC-36 Qd.10 Lt.13/14 – Jardim Curitiba-I

Site: www.crechecasadocaminho.com.br

7 – Hospital Araújo Jorge – Combate ao Câncer

O Hospital Araújo Jorge é uma unidade de saúde privada e filantrópica de Goiânia que atende cerca de 80% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O instituto é referência no tratamento da doença no Centro-Oeste, mas o hospital sempre está precisando de recursos. Uma boa forma de ajudar é doando sangue, visitando o local e levando doações.

Telefone: (62) 3243-7000

Endereço: Rua 239, N 206 – Setor Universitário Telefone: 62 3201-3384 ou 3201-3327

Site: www.accg.org.br

8 – Grupo Miau Auau

A Associação de Proteção Animal Miau AuAu é uma instituição, também sem fins lucrativos, que resgata cães e gatos e promove a eventos de adoção. O grupo depende exclusivamente de doações e vendas de produtos, como camisetas, canecas e placas de identificação para a realização das suas ações. Para ajudar a ONG ou adotar um animal basta entrar em contato.

E-mail: [email protected]

Site: www.grupomiauauau.com.br

9 – Manassés

Quem já andou de ônibus em Goiânia já deve ter encontrado rapazes ex-dependentes químicos vendendo balas e divulgando o nome desse instituto. A Manassés busca recuperar os dependentes em drogas e orientá-los para reintegração na sociedade. A Casa também é mantida através de doações, voluntários e trabalhos dos próprios internos.

Telefone: (62) 3609-6089

Endereço: Av. Venerando de Freitas Borges, 692 – Qd 5, lote 2, Setor Jaó

Site: www.instituicaomanasses.com.br

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.