17 anos de Lei Seca: em Goiás, mortes e acidentes associados ao álcool e direção caíram desde o início das blitzes

19 junho 2025 às 13h20

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No dia 19 de junho de 2008, foi promulgada a Lei Seca, que colocou o Brasil como um dos poucos países no mundo a adotar uma política de tolerância zero para a condução de veículos sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas. Nestes anos, os resultados foram impressionantes: a taxa de mortes por acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool caiu 24% no país de 2010 a 2023 (dado mais recente). Neste período, o número de acidentes com mortes e álcool foi de 7,58 por 100 mil habitantes para 5,79, segundo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).
Em Goiás, por meio das blitzes, de janeiro a dezembro do ano passado, a Balada Responsável flagrou 30.751 condutores por álcool ao volante, seja por crime ou recusa. Ambos comportamentos são considerados infrações gravíssimas de acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos últimos quatro meses de 2025 foram registradas 9.809 infrações relacionadas à alcoolemia.
Os Autos de Prisão em Flagrante (APF) e registros de atendimento (RAI) associados ao álcool e à direção caíram de 2023 para 2024 no estado. Foram de 43 flagrantes e 789 registros de homicídio culposo na direção de veículo para 18 flagrantes e 786 registros. O número de lesões corporais caiu de 283 flagrantes para 124, e o de registros caiu de 13.349 para 10.373 . O crime de dirigir alcoolizado teve 3.729 flagrantes em Goiás em 2023 e 1.773 em 2024; os registros aumentaram — foram de 4.073 para 5.862.
Os esforços deram resultados. Segundo o Cisa, a condução de veículos após o consumo de bebida alcoólica, na população geral de 18 a 34 anos, diminuiu em 2023. Em Goiânia, a proporção de adultos que disseram conduzir veículos após o consumo de bebida alcoólica era de 10,5% em 2011, e foi para 7,5% em 2023 (uma redução de 28,6%). Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que, no Brasil, o álcool seja responsável por 36,7% de todos os acidentes de trânsito entre homens e 23% entre as mulheres.

Se o condutor for pego dirigindo sob efeito de álcool na Operação Balada Responsável, ele pode ser multado, ter sua carteira de motorista suspensa e até mesmo ser preso em flagrante. A multa é de R$ 2.934,70, a CNH pode ser suspensa por 12 meses e o veículo pode ser retido. Além disso, pode haver processo criminal por embriaguez ao volante, com pena de detenção de 6 meses a 3 anos.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, reforça a importância da tomada de consciência da população perante os riscos do álcool no trânsito. “Não podemos aceitar que algumas pessoas ainda teimem em misturar álcool e direção. Definitivamente é uma atitude totalmente perigosa que coloca em risco não apenas a vida do condutor, mais de todo mundo que está no trânsito”, ressalta o presidente.
Ele ainda destaca o esforço da maioria da sociedade em tornar o trânsito mais seguro e responsável. “A população precisa se conscientizar e priorizar a segurança de todos, e é por isso que as blitzen da Balada Responsável são tão importantes”, diz ele.
Em 2024 a Balada Responsável teve um total de 606 operações. Neste período, mais de 5.440 veículos foram removidos nas abordagens em Goiânia e interior. Foram 2.421 motoristas dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 5.010 condutores com o licenciamento vencido. Nos primeiros quatro meses deste ano foram realizadas 151 operações, com abordagem de 11.594 condutores. Durante as blitzes foram flagrados 9.809 no teste de etilômetro, onde 1.010 se recusaram ao teste. Ainda neste período tiveram 544 motoristas dirigindo sem CNH e 1.043 estavam sem o licenciamento. Durante as operações foram removidos 1.234 veículos.
Delegado Waldir lembra que a Balada Responsável é mais que uma blitz, é uma ação estratégica do Detran-GO que visa salvar vidas tirando das ruas motoristas alcoolizados e, ao mesmo tempo, promover orientação educativa sobre os riscos da mistura álcool e direção.
“A gente tem percebido que os acidentes de trânsito estão mais graves, inclusive com muitos casos de mortes, por isso é tão importante fortalecer esse trabalho e reforçar aos motoristas que beber e dirigir pode matar”, explica o presidente.
Ele ainda reforça que cada abordagem, cada teste de bafômetro e cada conversa educativa demonstra que a segurança no trânsito depende das escolhas de todos. “Escolher não beber antes de assumir o volante é a decisão de mantém famílias inteiras a salvo, a sua e da população” finaliza Delegado Waldir.