14° Encontro Nacional de Muladeiros acontecerá de 25 a 30 de janeiro

O maior encontro de muares do mundo reunirá muladeiros de todo o país em Iporá. A retomada após o início da pandemia inclui concursos, belezas dos animais e competições

Maior encontro de muares do mundo. Ronaldo Caiado foi convidado para ser embaixador em 2022 | Foto: divulgação

Comidas típicas, concursos, leilões e provas de animais marcarão o 14º Encontro Nacional de Muladeiros, que acontece todos os anos em Iporá. O evento volta após o início da pandemia entre os dias 25 a 30 de janeiro com a expectativa de mais de 10 mil pessoas por dia no Parque de Exposições Agropecuárias da cidade. Para participar da exposição, a apresentação do cartão de vacinação será obrigatória.

“Janeiro de 2022 será marcado como um tempo novo e com isso, a retomada do Encontro Nacional de Muladeiros, nosso maior evento aqui em Iporá. Com toda nossa população imunizada, faremos uma festa linda. Por isso convidei nosso governador, Ronaldo Caiado, para ser nosso embaixador. Tenho certeza de que será um recomeço para todos nós”, afirma Naçoitan Leite, prefeito de Iporá.

O presidente da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), David Melo, conta que a associação não possui fins lucrativos e que surgiu a partir da união de alguns amigos, da paixão por muares e do desejo de resgatar parte da história dos tropeiros. “As melhores mulas do Brasil, que são cruzamento do jumento com égua, estão em Iporá. Todo mundo que se interessa por esses animais e pelo esporte, participa do evento”, descreve ele.

A dupla Matogrosso & Mathias, atrações da festa | Foto: divulgação

Atrações

Para agitar ainda mais a festa, o 14º Encontro Nacional de Muladeiros contará com as atrações: Renan & Ray (dia 26), Pedro Vitor & Mariana (dia 27), Matogrosso & Matias (dia 28), Divino & Donizete (dia 29) e Edy Brito & Samuel (também dia 29).

O encontro também em concursos | Foto: divulgação

A festa

Comidas típicas, concursos, leilões e provas de animais são marcas do Encontro Nacional de Muladeiros, que estima ter um público ainda maior que os outros anos com a população já toda vacinada e a retomada dos eventos. A festa, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias da Cidade, é organizada pela Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) e seu presidente, David Melo, que prepara para o ano que vem, provas de animais com marcha, morfologia, de laço, apartação e rédea. Competições saudáveis, onde animais e muladeiros mostram seus valores.

O Muladeiros de Iporá tem o maior desfile de Muares do Brasil, com mais de 4 mil Muladeiros que desfilam pelas ruas e avenidas da cidade. “Temos uma programação completa das mais diversas esferas da cultura muladeira. É concurso de comidas tropeiras onde selecionamos as mais saborosas. Concurso que escolhemos as mulas mais bonitas, temos leilões de animais”, informa David melo. O evento também realiza prova em nível nacional de marcha, rédea, três tambores, burro adulto, muar diagonal, de patrão, de mula adulta e de patroa.

Outra atração é a Queima do Alho, que dá sabor ao evento. As comitivas mostram seus talentos culinários ao prepararem a comida de tropeiro. O Encontro Nacional de Muladeiros tem também o café da manhã coletivo para todos ali. A escolha da Garota Amog e seu reinado na festa é outro destaque, para a edição 2022, já se pensa neste concurso que não é exatamente só de beleza. Trata-se também de escolher uma garota com perfil de muladeira.

Uma resposta para “14° Encontro Nacional de Muladeiros acontecerá de 25 a 30 de janeiro”

  1. Avatar Adriano disse:

    Enquanto eles se preparam pra esse evento, a saúde de Iporá continua no verdadeiro caos, o posto de saúde Humuarama está sem médico a vários meses, o C.E.O está com um equipamento estragado a mais ou menos oito meses, e pacientes precisando fazer tratamento com estrema urgência….. Com certeza a prefeitura tem dinheiro em caixa pra bancar esse evento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.