100% dos casos de Covid em Goiás são da variante Ômicron, indica análise feita pela SES

Só neste ano, entre os dias 1º e 20 de janeiro, foram notificadas cerca de 35 mil pessoas com a Covid-19 em Goiás

Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), fez uma projeção da variante Ômicron em Goiás. Segundo os dados recolhidos, só neste ano, entre os dias 1º e 20 de janeiro, foram notificadas cerca de 35 mil pessoas com a Covid-19 em Goiás. A maioria dos casos são da variante Ômicron.

Na primeira semana de janeiro, entre os dias 3 e 6, o Estado realizou sequenciamento genômico (genotipagem) em 15 amostras coletadas em diferentes regiões do território goiano. Os resultados das análises indicaram que 100% eram da variante Ômicron. A projeção é de que até meados de fevereiro deste ano, cerca de 50% da população goiana tenha sido infectada pela variante Ômicron da Covid-19.

A explosão de casos se deu devido as festas de final de ano e a alta transmissibilidade do vírus. O balanço mostra que foram realizados 43.300 testes em uma semana, sendo 30.519 não reagentes e 12.781 reagentes. Em média, 29,51% das pessoas testaram positivo para a doença.

Apesar do alto número de casos, eles têm sido menos graves que os anteriores, com o registro de menos complicações, internações e óbitos. Acredita-se que o cenário está vinculado ao avanço da vacinação em Goiás. Dados preliminares da SES-GO revelam que cerca de 75% da população recebeu a primeira dose e que, uma média de, 65% está completamente imunizada.

As entidades de saúde continuam recomendando o uso de máscaras PFF2 ou N95 que são as que conseguem proteger de fato o indivíduo contra a variante Ômicron. O distanciamento social e o uso de álcool em gel também não foram descartados. E é claro, o esquema vacinal completo é um fator decisivo para evitar a contaminação, ou caso ocorra, que os sintomas do Covid-19 sejam leves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.