A Região das Águas Quentes de Goiás, com sua riqueza natural e potencial turístico, é um cenário propício para a discussão e a implementação de práticas de desenvolvimento sustentável. É imperativo que a comunidade local, autoridades e stakeholders se unam para promover uma abordagem equilibrada que preserve os recursos naturais, promova o bem-estar da população e impulsione o desenvolvimento econômico. Pensando nisso, Sebrae, governo e empresários da região estão unidos para diversificar a matriz turística e trazer crescimento para o segmento.

Desta forma, o trade turístico, liderado pela Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (Aqua), em parceria com o Sebrae, foi buscar inspiração em alguns destinos de sucesso, de forma a levar ideias e desenvolver ainda mais o segmento na região.

Um dos modelos de sucesso em termos mundiais na gestão e na divulgação do turismo é o Peru. O país andino foi considerado o melhor destino cultural do mundo, eleito pela segunda vez pela World Travel Awards 2023. Por isso é que a diretora de Turismo do Escritório Comercial daquele país e representante da Agência de Promoção da Exportação e Turismo do Peru (Promperu), Milagros Ochoa, esteve em Caldas Novas em 30/11 no 1° Fórum das Águas Quentes.

Para Milagros, a primeira coisa que precisa ser feita é criar uma forte identidade cultural. “As pessoas que aqui vivem precisam dizer com orgulho que são da Região das Águas Quentes”, sugeriu. De acordo com ela, o resgate da gastronomia e a mão de obra qualificada também são pontos cruciais nessa jornada de fortalecimento do turismo. “O foco em culinária complementa qualquer viagem”, garantiu.

A presidente da Aqua, Rosangela Marçal, ressaltou a importância de eventos como o fórum para o segmento. “Através do diálogo e da troca de experiências, buscamos encontrar soluções e estratégias para impulsionar o desenvolvimento do setor e promover a Região das Águas Quentes de Goiás como um destino turístico de excelência”, destacou.

Outra região de intenso fluxo, sendo um dos principais destinos turísticos brasileiros e considerado pelo Ministério do Turismo como o líder na recepção de estrangeiros por via terrestre, é a cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Considerada também uma das cidades com o receptivo mais sustentável do país, o município se torna um poderoso benchmarking para as Águas Quentes.

Felipe Gonzalez diretor presidente da Visit Iguassu Convention & Visitors Bureau, uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, cujo objetivo é promover o marketing do Destino Iguaçu para atrair mais turistas de lazer e de eventos, também esteve em Caldas Novas e falou sobre a importância de as empresas locais unirem forças para fortalecer o mercado. “É necessário elas se organizarem para promover ações para o aumento do fluxo turístico e geração de oportunidades de negócios”, esclareceu.

Nesse sentido, como forma de diversificação do turismo na região, foi criada a Rota Além das Águas, conforme explicou a consultora do Sebrae Andrea Kelli. “A rota vem se desenvolvendo junto com dez empresários da rede. Ela não nasceu do dia para a noite, mas vem crescendo todos os dias com novos desafios, uma nova missão e um único objetivo, que é fortalecer Caldas Novas, Rio Quente e Piracanjuba”, esclareceu.

Fernanda Lobato, gerente regional do Sebrae, afirmou que o maior objetivo da instituição como parceira é garantir o desenvolvimento turístico e econômico da região. “Essa parceria pode envolver consultoria empresarial, capacitação, apoio a micro e pequenos empreendedores locais e o desenvolvimento de projetos que fortaleçam a base econômica da região”, garantiu.

Leia também: