O passaporte brasileiro continua sendo um dos mais vantajosos para viajantes internacionais, permitindo entrada sem visto em 169 países e territórios. A informação vem da mais recente edição do Henley Passport Index, elaborado pela consultoria Henley & Partners, que avalia a liberdade de circulação de cidadãos de 199 nacionalidades em 227 destinos ao redor do mundo.

Na atualização de 2025, o Brasil ocupa a 19ª posição no ranking, empatado com Argentina e San Marino. Embora o número de destinos acessíveis sem visto tenha aumentado, o país aparece na 46ª colocação quando considerados os empates múltiplos, atrás de nações europeias e asiáticas com políticas migratórias mais flexíveis.

O ranking é baseado em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e considera diferentes formas de entrada facilitada, como isenção de visto, vistos eletrônicos e autorizações concedidas na chegada.

Os brasileiros podem viajar sem visto para grande parte da Europa, América do Sul e Oceania, além de destinos turísticos populares como: Japão, Reino Unido, França, Itália, Nova Zelândia, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

Nos últimos anos, países como China, Catar, Rússia, Egito e Marrocos também passaram a permitir a entrada de brasileiros sem exigência de visto prévio. O Caribe e partes da África, incluindo Barbados, Bahamas, Quênia, Zâmbia e Tanzânia, também estão entre os destinos com acesso facilitado.

Apesar da ampla mobilidade, 57 países ainda exigem visto dos brasileiros. Entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e México.

Outros países com restrições incluem Arábia Saudita, Vietnã, Nigéria, Cuba e Afeganistão. Em alguns casos, como nos EUA, o processo de obtenção do visto é considerado burocrático e oneroso, o que pode desestimular viagens mesmo com alta demanda.

O desempenho do passaporte brasileiro tem variado nos últimos anos. Em 2024, o número de destinos sem visto aumentou graças a acordos diplomáticos firmados pelo Itamaraty com países da Ásia e da Europa Oriental. Segundo a Henley & Partners, a força de um passaporte reflete não apenas o poder diplomático, mas também fatores econômicos e de segurança nacional.

Mais poderosos

O Brasil aparece logo abaixo de Emirados Árabes Unidos, Croácia, Chile e Bulgária, mas à frente de potências como China, Índia e África do Sul. O top 3 do Henley Passport Index é liderado por países com ampla liberdade de circulação:

PosiçãoPaísesDestinos sem visto
Singapura193
Japão, França192
Alemanha, Espanha, Itália191

Leia também:

Imóvel abandonado pode ser perdido mesmo com o registro em cartório; entenda

Novo entendimento do STJ deixa de basear a pensão alimentícia no padrão de vida do pai; entenda

“Jesus Cristo é o único salvador da humanidade”, afirma Papa Leão XIV