O Governo de Goiás quer descobrir o perfil dos visitantes do Parque Estadual dos Pirineus (PEP), localizado em Pirenópolis. Até domingo, a pesquisa – qualitativa e quantitativa – vai ser realizada no local com o apoio de voluntários que se cadastraram no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O parque foi criado em 1987 e sua área abrange os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás. Ele contribui para preservação da fauna, da flora e dos mananciais existentes na região, protegendo sítios naturais.

“Quanto mais informação a gente tiver, mais estaremos aptos a corresponder às expectativas de quem visita o parque”, afirma José Divino Júnior, chefe da unidade de conservação. “Conhecer o perfil das pessoas também vai nos ajudar a desenvolver mais ações de preservação”, completa.

O local é um dos divisores das Bacias do Tocantins e Paraná. Além disso, dentro da área do parque está localizado o segundo maciço mais alto do Estado de Goiás, o Pico dos Pireneus. Na região também estão as nascentes que formam o Rio das Almas e o Rio Corumbá.