Faltam pouco mais de 15 dias para o início da Romaria do Divino Pai Eterno e Trindade vai contar com um reforço e tanto na saúde. Por conta do grande número de visitantes que Trindade deve receber durante a festa – o prefeito Marden Junior (UB) espera que a cidade receba mais de 3 milhões de fieis entre os dias 23 e 2 de julho – a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já anunciou que vai oferecer serviço de vacinação com influenza e o reforço contra a Covid-19.

Quem quiser se vacinar, pode comparecer nos postos de saúde de Trindade e na van da vacina. Umas das principais preocupações é com relação à imunização contra a gripe influenza e o reforço da Covid-19 com a vacina bivalente. Este ano, Goiás registra 416 casos de influenza, com 40 óbitos – 17 deles idosos. A cobertura vacinal de influenza do grupo é de 48,84%, distante da ideal (95%). Em relação à Covid-19, o número de casos até o momento é de 744, com 179 óbitos, sendo 137 de idosos.

A recomendação é que o turista se vacine com antecedência, pois o tempo mínimo para que o corpo esteja apto a responder adequadamente contra o vírus é, em média, de 15 dias após a aplicação da dose. A vacinação contra a influenza está liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade. Já a vacina contra a Covid-19 está liberada para as pessoas acima de 18 anos, com pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses.

Outras ações

O órgão estadual já faz um levantamento e organiza as unidades de saúde da rede estadual que ficam em Trindade para garantir atendimento médico para os romeiros que precisarem durante o período da festa. Entre as unidades que já se prepararam para o possível aumento do fluxo de pacientes está o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin). Vão ajudar a cobrir a demanda também os Hospitais Estaduais da Criança (Hecad), de Urgências de Goiás (Hugo) e de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Técnicos das SES participarão da romaria com grupos técnicos que terão a função de elaborar planos de ação e definir os pontos focais de cada área da saúde para garantir o monitoramento, a assistência e atendimento em tempo hábil. Também será intensificado ao mosquito transmissor de dengue chikunhunya e zika. Para isso, tem sido feito um trabalho em conjunto com o município de limpeza urbana com o objetivo de encontrar e eliminar criadouros nas semanas que antecedem a festa. Técnicos da SES darão apoio técnico presencial para o trabalho da vigilância sanitária municipal nas ações da educação sanitário no comércio de alimentos ao longo da GO-060.

Outra recomendação importante é em relação à caminhada. As autoridades de saúde orientam que o ideal é que as pessoas façam alongamento antes, durante e após o trajeto, mantendo um ritmo tranquilo, sem esforço excessivo. Em caso de dores, falta de ar, cansaço anormal e confusão mental é preciso procurar um ponto de atendimento em saúde o mais rápido possível. É necessário ainda vestir roupas adequadas ao tempo seco e frio à noite e de manhã, e ao calor intenso à tarde, além de utilizar calçados confortáveis e fazer hidratação constante.