O município de Luziânia, localizado em Goiás, no Entorno do Distrito Federal, iniciou a operação de transporte público com tarifa zero nesta segunda-feira, 27. A medida assegura aos residentes da cidade a gratuidade para utilizar os veículos coletivos. Até então, entre os 242 municípios de Goiás, apenas Anicuns, com uma população de 21 mil habitantes, oferecia transporte público gratuito.

A cerimônia oficial de implementação da medida contou com a participação do prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), do deputado federal Célio Silveira (MDB-GO), do deputado estadual Wilde Cambão (PSD), vereadores, entre outros.

Em outubro, o prefeito submeteu à Câmara Municipal de Luziânia um projeto de lei que estabelecia os dispositivos para que o Executivo local subsidiasse integralmente o transporte público na cidade.

Diego Sorgatto destacou: “Apesar de termos herdado a prefeitura com uma dívida de mais de R$ 40 milhões e sem qualquer recurso em caixa, realizamos um trabalho fiscal significativo para recuperar a saúde financeira do município, planejar a execução dessa política pública e, assim, implementar a gratuidade da tarifa no transporte para nossa comunidade.”

O prefeito também informou que o município subsidiava o transporte público na cidade com R$ 150 mil por mês. Esse modelo de manutenção do sistema foi adotado no final do segundo ano da atual gestão (2021-2024) para evitar o aumento das tarifas de passagens.

Leia também: