Mobilidade urbana é tema de reunião entre parlamentares e fórum goiano

26 junho 2023 às 11h23


COMPARTILHAR
A capacidade de deslocamento do brasileiro está reduzida, seja ela de forma coletiva ou individual. Buscar soluções para a questão, foi o tema de uma reunião entre a Frente Parlamentar Mista de Logística e Mobilidade (Frenlongi) e especialistas do Fórum ‘Mova-se’ de Mobilidade Urbana.
O encontro contou com a participação do presidente da Frente, senador Wellington Fagundes (PL-MT) e do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que coordena a CT de Mobilidade. Para Otoni, contar com a contribuição técnica de especialistas é fundamental para uma atuação assertiva do tema no Congresso e nas comissões.
“Com a retomada do Marco Legal da Mobilidade Urbana e os mais de 1.500 projetos e matérias que tramitam Congresso Nacional envolvendo o tema de mobilidade urbana, a Frenlogi abre espaço para um grupo de trabalho que contará com a valorosa contribuição dos mais de 200 integrantes do Mova-se”, ponderou o parlamentar.
União de forças
Participaram ainda o ex-deputado Barbosa Neto, o diretor de relações governamentais da Frente Parlamentar, Edinho Bez e o assessor técnico, Mauro Barbosa. De acordo com Neto, a intenção do grupo de trabalho é somar forças à Frenlogi e outras entidades do setor de mobilidade do país.
“Atuaremos focados e orientados por especialistas, buscando as soluções tangíveis para os desafios que comprometem a capacidade de ir e vir do brasileiro”, ressaltou.
O subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte do Governo do Estado de Goiás e membro do Mova-se – Fórum de Mobilidade, Miguel Pricinote destaca que é fundamental somar esforços para tratar sobre o tema. “Creio que será uma rica troca e poderemos avançar nas tratativas do tema ao promover a conscientização sobre soluções e cases de sucesso de mobilidade urbana que impacta diretamente na qualidade de vida nas cidades”.
Ações da parceria
- Atrair recursos para programas e projetos que promovam a atividade de infraestrutura e logística do país;
- Articular empresas e fornecedores em torno do setor de infraestrutura e logística;
- Promover estudos e análises técnicas para o setor de infraestrutura e logística;
- Promover eventos, palestras, seminários e webinares com a temática de infraestrutura e logística;
- Promover assessoramento técnico para o setor e governos, Federal, Estadual, Municipal e Distrital;
- Promover projetos de capacitação do setor de infraestrutura e logística, tanto em temas técnicos como em organização do setor, de forma individual ou em parceria com outras entidades;
- Assessorar a preparação e /ou acompanhamento do processo legislativo de projetos de lei, emendas à Constituição, dentre outras, sempre que o objeto da reforma legislativa pretendida se encontre no âmbito do setor de infraestrutura e logística;
- Articular e promover iniciativas e ações de responsabilidade social corporativa;
- Captar, gerir e doar bens e recursos destinados a viabilizar o desenvolvimento das ações relacionadas ao seu objeto social;
- Disseminar conhecimento e experiências bem-sucedidas na área de desenvolvimento e promoção da infraestrutura e logística.