Goiânia pode ter quase 4 mil novos pontos de ônibus
08 dezembro 2023 às 10h23
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O prefeito Rogério entregou ao presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, novo projeto de lei para reorganizar a prestação de serviços de transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Dentre as medidas, a Lei estabelece que a responsabilidade dos abrigos de Goiânia e da Região Metropolitana passa a ser de 100% das concessionárias, as quais também são responsáveis pelas manutenções, a cada dois meses, incluindo reforma, remoção, sinalização e conservação dos pontos de ônibus.
Ao Jornal Opção, Tarcísio Abreu, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), explicou que o plano de reforma e construção dos novos abrigos deve começar já neste mês de dezembro. “Serão instalados, em Goiânia e Região Metropolitana, 3.891 novos abrigos e outros 3.049 serão reformados. A frota será renovada com 1020 ônibus a partir de janeiro de 2024. O BRT Norte-Sul recebe 62 veículos até julho de 2024”, afirmou.
Além disso, o presidente afirma que o Eixo Anhanguera (de responsabilidade da Metrobus) terá 65 novos ônibus. Para oferecer mais conforto e qualidade no serviço do transporte coletivo, já estão em teste dois ônibus elétricos, com ar condicionado.
De acordo com ele, as concessionárias também vão adotar medidas para a realização de investimentos na renovação, operação e manutenção da infraestrutura de transporte do Eixo Anhanguera, bem como na obtenção, operação e manutenção de veículos elétricos. A previsão é de que as obras de revitalização dos terminais do Eixo Anhanguera sejam concluídas até o final de 2024.
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Consultoria especializada
Com início previsto para janeiro de 2024, o Programa Metropolitano de Transporte Coletivo (PMTC) terá uma consultoria especializada em engenharia de transporte, contratada para a condução de novos estudos de demanda que permitam a definição de novos padrões de qualidade dos serviços, ou seja, o redesenho da rede de transportes e o redimensionamento da frota das concessionárias. Para reforçar as medidas de segurança, o projeto estabelece que serão implantados equipamentos de monitoramento remoto na frota e nos corredores BRT, por meio de tecnologia Intelligent Transportation System (ITS).
Também com uso de tecnologia e inovação, há projeto para desenvolvimento de um novo aplicativo para garantir ao usuário ferramentas de roteirização, meios de pagamento, informações e suporte relativos aos serviços regulares integrados e complementares do sistema de transporte coletivo. Para o êxito de todas as ações de reorganização da prestação dos serviços de transporte público, as concessionárias ficam responsáveis por viabilizar os investimentos necessários, por meio da criação de garantias públicas de pagamento do complemento tarifário.