Depois de revogar a liminar que suspendia o aumento da tarifa entre Planaltina de Goiás (GO) e o Distrito Federal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou um reajuste de 12% nas passagens dos ônibus que operam nesse trajeto. A medida foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 17.

Atualmente, mais de 400 linhas de ônibus são responsáveis por transportar diariamente cerca de 175 mil passageiros da região periférica para a capital. De acordo com o decreto da ANTT, o aumento das tarifas entrará em vigor a partir desta mesma quarta-feira em Planaltina.

Essa readequação de preços faz parte do Plano de Recuperação do Semiurbano GO/DF, lançado no início de março. Até 14 de fevereiro, as decisões sobre reajustes estavam sob a responsabilidade do Governo do Distrito Federal, mas agora essa atribuição foi completamente transferida para a ANTT.

Liminar

O juiz Thadeu José Piragibe Afonso, da Justiça Federal, pela Subseção Judiciária de Formosa, chegou a determinar a suspensão do aumento de 12% das passagens de ônibus de Planaltina de Goiás para o Distrito Federal, mas a ANTT de conseguiu a revogação por meio de liminar.