O mais raro do mundo, jacaré leucístico tem olhos azuis; veja fotos
18 outubro 2024 às 09h41
COMPARTILHAR
Os jacarés leucísticos, com pele branca e olhos azuis, estão entre os mais raros do mundo. Além de sua aparência singular, um desses exemplares passou por um episódio inusitado: ingeriu dezenas de moedas, exigindo uma cirurgia de emergência. Esses répteis não possuem a coloração verde ou preta típica dos jacarés, mas podem apresentar manchas de pigmentação em partes do corpo.
Essa variação genética, chamada leucismo, causa uma produção deficiente de melanina, resultando em uma pele translúcida. Diferentemente dos jacarés albinos, que têm olhos vermelhos ou rosados, os leucísticos possuem olhos claros, geralmente azuis, que podem ser acinzentados. A pele desses animais é sensível à luz solar, e a exposição prolongada pode provocar queimaduras.
Em março de 2024, no zoológico Henry Doorly, em Omaha, Nebraska, uma equipe de veterinários realizou uma cirurgia de emergência em um jacaré leucístico de 36 anos para remover cerca de 70 moedas do seu estômago. O jacaré, chamado Thibodaux, foi sedado para que os instrumentos cirúrgicos pudessem ser inseridos em sua boca. A operação foi bem-sucedida, graças ao uso de uma câmera que permitiu a localização precisa dos objetos de metal.
A administração do zoológico acredita que as moedas foram jogadas no recinto por visitantes, o que levou a um reforço no alerta: “Os turistas não devem jogar moedas em nenhum corpo d’água do zoológico”, enfatizou o estabelecimento em comunicado.
O Zoológico e Aquário de Omaha abriga dez jacarés americanos, incluindo Thibodaux, que com seus 3,4 metros de comprimento, é uma das atrações das excursões educativas. Em cativeiro, a expectativa de vida desses animais é de 65 a 80 anos, mas na natureza, a pele branca os torna mais vulneráveis a predadores e à exposição solar.
Esses raros jacarés leucísticos são encontrados apenas nos Estados Unidos, além de Omaha, também estão presentes em locais como o Audubon Zoo, em Nova Orleans, e em três parques da Flórida: Wild Florida, St. Augustine Wildlife Reserve e Gatorland.
Em dezembro de 2023, o Parque de Répteis de Gatorland, em Orlando, registrou o nascimento de uma fêmea leucística, marcando o primeiro registro mundial de acompanhamento do nascimento de um jacaré leucístico, o que gerou grande repercussão internacional.
Veja galeria de fotos:
Lia também:
Criança de 9 anos invade fazendinha e esquarteja 23 animais; vídeo
Vídeo: Você sabia que lontras são animais sociáveis e afetuosos?