Zé Roberto pede diálogo com sociedade em audiência sobre concessão dos parques

Somente após a discussão com a população local sobre a viabilidade da concessão e os benefícios para as comunidades, é possível votar a concessão

Ouvir a sociedade é o entendimento do deputado estadual Zé Roberto Lula (PT) no que diz respeito à concessão dos Parques estaduais à iniciativa privada. Durante a Audiência Pública, realizada graças ao seu requerimento, nesta quinta-feira, 19, o deputado foi categórico ao destacar a necessidade de conversar com a população sobre o projeto do Governo de privatizar os Parques do Tocantins.

“Esse Projeto de Lei já tinha sido aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação, Finanças e estava na Comissão de Defesa do Consumidor, que eu sou membro, e fiz o pedido de vistas. Isso em junho do ano passado e se não tivesse pedido tinha sido aprovado sem ouvir ninguém”, pontuou o deputado.

Zé Roberto disse estar orgulhoso de ver a Audiência Pública, que reuniu, além dos parlamentares, membros do Executivo Estadual, das Prefeituras e população em geral na Casa de Leis. “Precisamos agir com muita responsabilidade e muita democracia. Um Projeto de Lei dessa amplitude, que vai mexer com centenas de milhares de pessoas precisa de um debate amplo”, disse o deputado ao lembrar que é preciso ouvir as pessoas para não haver exclusão daqueles que vivem nos parques, em especial o do Jalapão.

“Meu posicionamento aqui será de acordo com o interesse da população do Jalapão e dos outros municípios. Eu entendo que existe um erro de metodologia porque nesse projeto de concessão dos parques, a concessão tem que ser a última etapa. Como vamos votar se ninguém sabe como vai ser? Entendo que votar a concessão deve ser a última coisa”, sinalizou.

O deputado avaliou que somente após a discussão com a população local sobre a viabilidade da concessão e os benefícios para as comunidades, é possível votar a concessão. “O modelo a ser adotado não pode ser adotado dos que vem de fora, mas de ajudar os que estão nas regiões”, alertou Zé Roberto.

“A gente precisa aprender a ouvir as pessoas e aqui povo do Jalapão, pode contar com este deputado que vai fazer um esforço supremo para que esta Casa não decida nada sem antes discutir com o povo para construir um modelo de desenvolvimento que inclua as pessoas”, disse o deputado ao finalizar alertando que ao invés dos interesses dos empresários, é preciso atender os interesses do povo do Jalapão e do Tocantins.

Entenda

Proposta do Governador Mauro Carlesse (PSL), a concessão dos Parques do Jalapão, Cantão, Lajeado e Monumento das Árvores Fossilizadas à iniciativa privada. Diante da necessidade de discussão em Plenário e com a população do Tocantins, os deputados estaduais Zé Roberto e Júnior Geo solicitaram a Audiência Pública, para debater o assunto. “A exploração dos nossos parques devem ter como finalidade a preservação e não o lucro”, disse Zé Roberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.