“Vamos realizar ações importantes para a cidade, pois temos experiência, trabalho, preparo e articulação”

A prefeita eleita de Gurupi fala sobre as perspectivas do seu mandato

Josi Nunes sempre esteve comprometida com o municipalismo. A ex-deputada do PROS disputou e venceu as eleições para prefeitura de Gurupi, cidade localizada no sul do Estado do Tocantins. Nesta entrevista, a prefeita eleita fala sobre as perspectivas do seu mandato, como também, outros temas congêneres. 

Josiniane Braga Nunes é tocantinense de Porto Nacional. Suas origens políticas são eminentemente familiares, uma vez que seu pai, Jacinto Nunes, foi prefeito de Gurupi, e sua mãe, Dolores Nunes, já exerceu cargos de deputada estadual e federal pelo Tocantins e atualmente é vice-prefeita de Gurupi. 

Josi Nunes foi deputada estadual por quatro mandatos e, em 2014, foi eleita deputada federal com expressiva votação, mais de 53 mil votos. Em 2018 tentou a reeleição, contudo, apesar dos mais de 31 mil votos, não obteve êxito. Em 2020, foi eleita prefeita de Gurupi, após obter 20.116 votos, correspondente a 51.05% dos votos válidos. 

A sua administração vai estar fortalecida, considerando que o deputado federal Carlos Gaguim, assim como o senador Eduardo Gomes, como também, o próprio governador Mauro Carlesse que foi o maior entusiasta de sua candidatura?
Com toda certeza, pois em toda nossa campanha falamos da importância das parcerias, até mesmo para viabilizar obras importantes e conquistas para o nosso município. Essa parceria com a bancada federal como também com o governador Carlesse estará fortalecida. Em breve, estarei em Brasília novamente para, junto com nossos parlamentares, angariar recursos para Gurupi já para o ano que vem.

Quais são as prioridades da sua gestão?
Nosso principal desafio é, sem dúvida, a saúde pública. Nós temos que continuar enfrentando, com responsabilidade e segurança, a pandemia decorrente do coronavírus. Precisamos zelar pela saúde da comunidade e dos nossos servidores. 

Outro ponto crucial é a educação, principalmente no que concerne à retomada das aulas presenciais. A equipe de transição já está tratando desse tema com a gestão atual e tomando decisões importantes neste aspecto.

Além disso, tenho uma grande preocupação com a valorização dos servidores públicos. Precisamos implementar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários já a partir de 2021, além de outras áreas que precisam ser fortalecidas para que, parte do nosso plano de governo, seja executado. 

Existe alguma possibilidade de haver aumentos de impostos a partir da sua gestão?
Nenhuma possibilidade, fora de cogitação. Vamos instituir um Conselho de Desenvolvimento Econômico de Gurupi, juntamente com o CDL e ACIG e outras entidades de classe, para criarmos uma agenda de trabalho e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do nosso município. Dentro desses aspectos a reforma tributária vai ser debatida, mas nossa prioridade é sermos parceiros dos empreendedores, organizar as alternativas de forma a facilitar as vidas deles, ao invés de dificultar.  

Em relação aos servidores públicos, direitos, progressões, entre outras particularidades, quais são suas expectativas?
Trata-se de um grande desafio, visto que nossos colaboradores foram – por longos anos – desvalorizados. O salário dos servidores é muito baixo e isso é desestimulante e pouco atrativo para nossos profissionais, de nenhuma área. Os PCCRs foram discutidos, mas não foram implementados pelas gestões passadas e nós queremos, em 2021, reorganizar tudo isso, em sintonia com a LDO que já está sendo discutida, para que haja previsão orçamentária. 

Mas há outros gargalos e demandas dos servidores públicos. Vamos analisar todas com bastante carinho e discutir melhorias com os sindicatos, que demonstrem ter representatividade das categorias.   

A Sra. foi parlamentar por muito anos, tanto no âmbito estadual quanto federal. No que concerne ao relacionamento com a Câmara de Vereadores, qual será o viés?
Quero estabelecer uma relação bastante harmônica, mas com independência, conforme preceitua a constituição federal. Fui deputada durante grande parte da minha vida política. Sei da importância e das dificuldades que o poder legislativo vivencia. Essa minha experiência vai facilitar o estabelecimento dessa relação e essa valorização, tenho certeza. Já fiz uma visita institucional ao parlamento, como também já estou em contato com os novos vereadores eleitos. O diálogo aberto e o consenso há de prevalecer.

Os adversários alegam que sua campanha foi vitoriosa em razão de ter sido milionária. O que há de verdade nisso?
Pelo contrário, nossa campanha seguiu os parâmetros definidos pela justiça eleitoral e executada com muita dificuldade, com apoios, voluntariado e parcerias, contudo, muito modesta. Surgiu um movimento que ansiava por mudanças, outras alternativas de poder e isso se consolidou nas urnas. Essa importante vitória também está atrelada à história da minha família nessa cidade, quer seja comigo, quer seja com meu pai Jacinto Nunes ou minha mãe, Dolores Nunes. Tenho uma relação antiga de trabalho e colaboração com a comunidade gurupiense e isso também nos fortaleceu. 

Vi sim, na campanha adversária, o abuso do poder econômico, que certamente vai ser investigado pelas autoridades. 

E quais são as suas considerações finais?
Nossa mensagem final é de agradecimento, obrigado ao povo de Gurupi pelo voto de confiança depositado a mim e no vice, Gleydson Nato, para que possamos administrar o nosso município. O povo pode esperar muita vontade, muito desejo de trabalhar e melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade. Vamos realizar ações importantes, temos experiência, trabalho, preparo e articulação. Temos parcerias que vão proporcionar muitos avanços, porque o povo de Gurupi merece. Muito obrigado, de coração, pela vitória nas urnas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.