Urnas eletrônicas são lacradas e eleição no Tocantins entra na semana decisiva

TRE-TO lacrou as urnas para o segundo turno, que ficarão sob a guarda da PM até a véspera da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou em Palmas o processo que visa lacrar as urnas para o segundo turno da eleição suplementar, que será realizada no próximo domingo, (24/6), quando o interino Mauro Carlesse (PHS) e o senador Vicentinho Alves (PR) disputarão o cargo de governador do Estado do Tocantins.

A 29º Zona Eleitoral, que engloba Palmas e a região metropolitana, tem 564 seções eleitorais, contudo, foram separadas 700 urnas, caso alguma delas apresente algum problema na votação e necessite ser substituída.

Após o primeiro turno da Eleição Suplementar, que aconteceu dia 3 de junho, os dados de cada equipamento foram apagados. Dessa vez, as urnas receberam as informações dos dois candidatos que disputam o cargo no segundo turno.

“São escolhidas algumas urnas para auditoria. É feita a votação nessas urnas, para que no dia 24 estejam funcionando normalmente”, explica o chefe do cartório eleitoral de Palmas Adielson Gonçalves.

Desta segunda-feira até o segundo turno da eleição, as urnas vão ficar guardadas em uma sala, sob a vigilância da Polícia Militar. Os equipamentos só saem do local na véspera, quando vão ser levados para as seções eleitorais.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.