Urnas eletrônicas são lacradas e eleição no Tocantins entra na semana decisiva

TRE-TO lacrou as urnas para o segundo turno, que ficarão sob a guarda da PM até a véspera da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou em Palmas o processo que visa lacrar as urnas para o segundo turno da eleição suplementar, que será realizada no próximo domingo, (24/6), quando o interino Mauro Carlesse (PHS) e o senador Vicentinho Alves (PR) disputarão o cargo de governador do Estado do Tocantins.

A 29º Zona Eleitoral, que engloba Palmas e a região metropolitana, tem 564 seções eleitorais, contudo, foram separadas 700 urnas, caso alguma delas apresente algum problema na votação e necessite ser substituída.

Após o primeiro turno da Eleição Suplementar, que aconteceu dia 3 de junho, os dados de cada equipamento foram apagados. Dessa vez, as urnas receberam as informações dos dois candidatos que disputam o cargo no segundo turno.

“São escolhidas algumas urnas para auditoria. É feita a votação nessas urnas, para que no dia 24 estejam funcionando normalmente”, explica o chefe do cartório eleitoral de Palmas Adielson Gonçalves.

Desta segunda-feira até o segundo turno da eleição, as urnas vão ficar guardadas em uma sala, sob a vigilância da Polícia Militar. Os equipamentos só saem do local na véspera, quando vão ser levados para as seções eleitorais.

Deixe um comentário