TRE concede registro de candidaturas a governador
31 agosto 2022 às 18h17
COMPARTILHAR
Pelo menos sete dos oito candidatos a governador – Ronaldo Dimas (PL) Irajá (PSD), Dr. Luciano do Osvaldo Cruz (DC), Wanderlei Barbosa (Republicanos), Paulo Mourão (PT), Coronel Ricardo de Macedo (PMB) e Karol Chaves (Psol) – já obtiveram a aprovação do pedido do registro de candidatura, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O pedido da candidata Carmen Hannud (PCO) ainda está em julgamento.
Dos 11 candidatos ao Senado pelo menos quatro já conseguiram o registro. Vilela do PT (PT), Claudemir Lopes (Patriota), Maria Lúcia Soares (Psol) e Andrea Branco Schmidt (PMB). Dentre os que estão em julgamento estão os pedidos do ex-governador Mauro Carlesse (Agir) e do ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), que respondem a ação de impugnação do registro de candidatura.
A candidata a deputada federal Ivonete Ferreira da Silva (DC) e os candidatos a deputado estadual Nega Porto e Raucil Aparecido do Espirito Santo, ambos do SOLIDARIEDADE, tiveram seus pedidos de registro indeferidos pela corte. Nega Porto não apresentou no prazo legal documentação exigida; os documentos apresentados por Raucil não comprovam a desincompatibilização do serviço público no prazo legal. Ivonete teve o seu pedido indeferido por não comprovação de filiação partidária.
Força-tarefa
Desde o dia 14 de agosto que o TRE montou uma força-tarefa para análise documental dos pedidos de registro de candidaturas. Conforme estabelece o calendário eleitoral, todos os pedidos de registro de candidaturas deverão estar julgados até dia 12 de setembro.