Tocantins mantém 1ª posição no ranking da Transparência

Controladoria Geral do Estado do Tocantins (CGE) saiu da décima posição na classificação nacional em 2015 para ocupar o primeiro lugar em 2016 e 2017, no ranking nacional da transparência. Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações dos gastos do sistema público, o Tocantins tem avançado em ações que promovam a transparência na gestão pública, auxiliando também municípios no envio das informações, alimentando sites específicos de consultas na internet, os chamados Portais da Transparência.

O Portal da Transparência do governo do Tocantins é gerido pela CGE e alimentado com informações fornecidas pelos órgãos e entidades. Desde 2015, o site vem sendo aperfeiçoado, tendo sido implantando um novo estilo visual para garantir uma melhor usabilidade pelos cidadãos e melhorando a exposição das informações sobre as despesas dos servidores estaduais, convênios, licitações, relatórios, entre outras, visando facilitar o controle social.

Para o secretário-chefe da CGE, Luiz Antônio da Rocha, o reconhecimento é resultado de um intenso trabalho de gestão eficaz. “Mais uma vez o Tocantins é destaque com a nota dez na aplicação das leis da transparência e acesso à informação. Estamos cumprindo a determinação do Governo do Estado em manter a gestão pública transparente e com participação social. Continuaremos a fazer o que for necessário para que o Estado seja sempre bem avaliado, refletindo numa melhor prestação de serviços à população”, concluiu.

O cidadão pode ter acesso às informações públicas por meio do site da CGE, pelo telefone 162, ou presencialmente na sede do órgão, em Palmas.

Deixe um comentário