Temporada de queimadas obriga Estado a contratar brigadistas

Brigadistas contratados pela Semarh

Brigadistas contratados pela Semarh

Com o risco iminente de incêndios na Serra do Lajeado e de queimadas urbanas, o alerta da baixa umidade do ar, e também devido ao atraso no processo de contratação de brigadistas por parte da Prefeitura de Palmas, o governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou na quarta-feira, 10, ações de prevenção e combate aos focos de queimadas na capital. A ação conta com o reforço de novos brigadistas contratados recentemente pela pasta, com investimento aproximado de R$ 120 mil.

Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial e nos cinco dias passaram por uma capacitação do curso de formação de combate a incêndios florestais, ministrado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Os profissionais receberam uniformes completos e equipamentos que auxiliarão no trabalho de combate ao fogo.

O tenente-coronel da Co­ordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Peterson Ornelas, explicou que os 15 brigadistas estarão diretamente em Palmas, mas pode ocorrer remanejamento caso ocorra a necessidade de reforçar ações de combate às queimadas em outro município. “Vamos trabalhar com escala de cinco brigadistas e mais cinco para reforço em qualquer lugar que caso seja necessário”, informou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.